Topo

Menon

Lauro salva a Lusa. Ponte afunda o Naútico

Menon

06/07/2013 23h43

Boas defesas do estreante Lauro – uma delas, espetacular em cabeçada de Anselmo Ramón – impediram a vitória do Cruzeiro no Canindé. Não que o jogo tenha sido um massacre. A Portuguesa também teve boas oportunidades mas foram perdidas por erros dos atacantes e não por defesas de Fábio, que completou 500 jogos com a camisa do Cruzeiro.

O empate foi comemorado por jogadores da Portuguesa. Repetiram sempre que o Cruzeiro é um time que luta pelo título. O treinador Pimenta foi no mesmo tom. Disse que há dois campeonatos: pelo título e contra a queda. E que a Portuguesa só enfrentou um time que também luta para não cair, o Náutico. Empatou por 2 a 2 em Recife.

É um pensamento muito compartimentado. Muitos empates, não importa contra quem sejam, são ruins. O décimo lugar na tabela ao final do jogo é enganoso. A Portuguesa precisa ainda de 36 pontos para escapar do rebaixamento. São 12 vitórias em 32 jogos restantes. O time principal é consistente, mas faltam reservas. Contusões e suspensões costumam cobrar caro de elencos enxutos. A Lusa, que contratou o bom volante Bruno, está trazendo o lateral Guilherme Santos, que estava na Vila e mais um atacante. Precisa mesmo. No gol, Lauro dá mais confiança do que Glédson.

Na luta contra o rebaixamento, a Ponte Preta conseguiu uma vitória muito importante na estreia de Carpegiani. Derrotou o Náutico, que estreava Zé Teodoro, fora de casa, por 3 a1. Como em um revezamento macabro, passou a lanterna para o rival. 

O líder Coritiba saiu de uma derrota de 2 a 0 para um empate por 2 a 2 contra o Flamengo em Brasília. Chegou a 12 pontos e pode ser ultrapassado por Vitória, que visita o Goiás e Botafogo, que recebe o Fluminense. Eles estão com dez pontos. Caso o Fluminense que tem nove pontos, vença, alcança o Coritiba.

Grêmio e Atlético-PR também empataram. Em caso de vitória, os gaúchos chegariam ao G-4 e os paranaenses deixariam a zona de rebaixamento. O empate serviu para adiar sonhos.

O São Paulo, se vencer o Santos, chega ao G-4. O Santos precisa ganhar para deixar a zona vermelha. A mesma situação se repeta para Bahia e Corinthians, em Salvador. Uma vitória deixa os baianos no G-4 e tira o Corinthians da área de preocupação. Que, sejamos realistas, não preocupa em nada o time de Tite.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.