Topo

Menon

Santos e São Paulo viraram Taiti

Menon

02/08/2013 18h16

A passagem de Santos e de São Paulo pela Europa foi vergonhosa. Enfrentaram dois times espetaculares, mas a grandeza  dos rivais não serve de desculpa para tanta fragilidade, para um futebol tão ultrapassado e para jogadores tão fracos.

A goleada do Santos – começo a escrever quando Fábregas aproveita o belo passe de Neymar e faz o sexto gol do Barça – foi mais humilhante que a do São Paulo (2 a 0 contra o Bayern), mas o que se mostrou em campo foi a mesma postura taitiana. Basta lembrar que o São Paulo deu três chutes a gol e sofreu 33 arremates.

Não levou de mais porque comportou-se de acordo com seu status atual: um time de pouquíssimas luzes. Ficou atrás, com onze jogadores, jogou em um terço de campo, não mais do que isso e contou com uma atuação espetacular de Rogério Ceni.

O Santos foi muito mais passivo. Está certo que era um amistoso, mas como não encurtar espaços, como não chegar mais perto, como não dividir uma jogada? Estava no contrato que seria obrigatório uma atitude tão submissa, tão de timinho?

A surpresa não é com as derrotas. Até o Louro José sabe – olha o Adriano fazendo o sétimo agora e igualando o Santos ao Valerenga – que o nível de Barça e Bayern é muito maior, mas o que chocou foi a falta de compostura. Uma vergonha.

Santos e São Paulo precisam reagir. Por exemplo, é evidente que jogadores como Edson Silva, Willian Jose, Durval, Wellington, Rodrigo Caio, Leo e tantos outros não podem jogar mais. Uns, nunca puderam, outros já fizeram muita coisa na carreira, mas não dá mais.

A primeira providência é buscar novos jogadores. A segunda, mais importante, é pensar a longo prazo. E isso não serve apenas para Santos e São Paulo. É necessário formar jogadores mais solidários, mais completos tecnicamente, mais bem condicionados. Em vez disso, o que se vê é o Gallo proibindo brincos e cabelos marrentos.

No banco do Barça estava Tato Martino. Ele poderia estar no banco do Santos, que resolveu apostar em um treinador jovem. Não foi o correto.

O futebol brasileiro está atrasado em relação ao futebol mundial. Santos e São Paulo estão atrasados em relação ao futebol brasileiro.

O camaronês fez o oitavo. Quatro vira e oito acaba. Um dos maiores vexames do futebol brasileiro de todos os tempos

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.