Topo

Menon

Ceni é muito menor que o São Paulo

Menon

06/08/2013 10h52

Grande parte da torcida do São Paulo, principalmente a sua parte mais jovem, tem Rogério Ceni como alguém infalível. Dentro de campo e fora dele. Não o tratam como um jogador de futebol – dos muito bons – e nem como um ser humano como tantos outros. Não, ele é o M1to! Ele é como Cezar para os romanos. Como o Papa para os católicos. Rogério falou, está falado.

Isso só atrapalha toda análise. O homem infalível não falha, desculpem o pleonasmo. E como reagir quando o homem infalível falha? Rogério, aos 40 anos, tem falhado mais do que o normal, embora tenha feito uma excursão impecável à Europa. Não fosse por ele, aqueles 2 a 0 contra o Bayern poderiam ter sido triplicados.

Fora do campo, Ceni tem falhado. Sua última falha dá a entender (posso estar errado) caráter duvidoso. Quando Ney Franco foi demitido, Rogério, na frente dos colegas, elogiou quem saía. Dias depois, disse que o legado de Ney era "zero". E depois, saudou a chegada de um verdadeiro comandante, referindo-se a Autuori.

Isso não é postura de jogador, se líder, de mito. Não é postura de um homem de bem.

Ney Franco respondeu à Rogério. Fez muitas críticas. Uma delas, eu considero mentirosa. Rogério sempre apoiou Ganso. Fez elogios públicos ao jogador, após uma vitória sobre o Galo.

Sobre o apoio de Ceni a contratações, isso existe mesmo. Bosco foi contratado porque teve seu aval. O próprio goleiro convidou Hugo, após um jogo contra o Grêmio, a se transferir para o São Paulo. E foi dele a infeliz ideia da contratação de Rivaldo.

A partir das críticas de Ney Franco, os que gostam de Ceni passaram a tê-lo como um herege, alguém capaz de cometer o pecado de duvidar do Mito. E os que não gostam do goleiro, passaram a vê-lo como uma vítima.

Ney não deixou legado zero e também não é vítima. Foi bem em 2012 e foi mal em 2013. A demissão de Fabrício foi torpe, algo de quem não confia no taco e pede a saída de um bom jogador por ver nele uma ameaça.

Enfim, os dois erraram e os dois acertaram. Não há a necessidade de se estar sempre contra Ceni e nem sempre a seu favor. Ele não é um Mito. Ele não é um monstro. Ele falha, sim. E ele não derrubou Ricardinho, por exemplo, como muitos dizem. É só perguntar ao Ricardinho, como eu fiz.

Mas o problema do são-paulino é esse. Coloca Ceni acima de tudo. Inclusive, acima do seu próprio clube. Esse é o grande erro causado pela seca de títulos. Aliás, Zetti conquistou títulos tão importantes quanto Ceni, por exemplo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.