Topo

Menon

Neymar, gol após gol, constroi historia gloriosa no futebol

Menon

12/10/2013 13h50

O que, além de haverem construído uma história maravilhosa no futebol brasileiro, jogadores como Sócrates (22 gols marcados pela seleção), Rivellino (26), Didi (20), Roberto Dinamite (20)e Leônidas da Silva (21) têm em comum? Todos, TODOS eles, fizeram menos gols pela seleção brasileira do que Neymar.

O que matadores implacáveis como Luís Fabiano (28 gols marcados pela seleção), Kaká (29),  Careca (29), Zizinho (30), Tostão (32) , Ademir (32), Ronaldinho Gaúcho (33), Jairzinho (33), Rivaldo (34) e Bebeto (39) têm em comum? Todos eles serão ultrapassados por Neymar em pouco tempo.

Com 27 gols em 43 jogos pela seleção brasileira, Neymar está construindo diante de nossos olhos, na nossa sala de estar, a cada jogo da seleção, uma história espetacular. Ele será, em dois anos no máximo, o quinto artilheiro da história do futebol brasileiro.

A partir de então, sua briga será contra oa gigantes do gol: Zico, 52 gols, Romário, 55, Ronaldo, 62 e Pelé, o inigualável, com 77 anotações.

O que falta para que torçamos por Neymar? Veja, não estou perguntando o que falta para que Neymar seja respeitado como os grandes? Isso é fácil responder. Falta um título. Jairzinho tem 33 gols, mas sete deles foram marcados na Copa de 1970, vencida pelo Brasil. Um gol por jogo.

Mas, porque não torcer por Neymar, se ele é a nossa carta na manga? Ele é o zap que pode levar o Brasil de volta a um título mundial. Deveríamos vibrar a cada drible, a cada gol do moleque. Um gol dele é um gol nosso. Mas isso não existe. O que se vê é uma grande má vontade contra o garoto.

Neymar leva 327 pancadas em um jogo e ninguém reclama. Quando finge uma falta, vozes se levantam, de forma acusadora. E não apenas no aspecto futebolístico. Já ouvi amigo jornalista, respeitadíssio e de alto nível, dizer que o fingimento de Neymar é falta de caráter. Demonstra o estilo brasileiro, do jeitinho, algo errado diante da pureza dos europeus. O cara entende 1000 de futebol e zero de análise sociológica. Lembremos que os europeus, tão puros, fazem armação em jogos de Copa. Lembremos  de Alemanha e Áustria combinando resultado em 1982 para elimiar a Argélia.

Bom, para ser honesto, também preciso me retratar. Neymar não sofre 327 faltas antes de fingir. Ele finge muito e isso é ruim. Precisava se mirar em gente como Messi e Tevez, que não caem nunca. Sempre se levantam e buscam a bola.

A má vontade contra Neymar se manifesta de muitas razões.

1) Ah, hoje em dia o Brasil só joga contra baba, antigamente só havia jogo duro.

Nada a ver, é só procurar uma lista de jogos da seleção.

2) 27 gols? Quero ver a média, isso é o que interessa.

Pois é. O cara fez 27 gols em 43 jogos. Rivellino fez 26 em 92 jogos. Robinho fez 26 em 90 jogos. Sócrates fez 22 em 60 jogos. Didi fez 20 em 68 jogos. Dinamite fez 20 gols em 38 jogos.

Melhor que Neymar, entre os que fizeram menos gols que ele, apenas Leônidas da Silva, com 21 gols em 19 jogos. Coisa de Pelé.

Quando se fala em média de gols, Neymar se iguala a Ronaldo, com 63%. Acima deles, estão Luís Fabiano, 65%, Zico, 72%, Romário, 79%, Ademir, 82%, Pelé 84% e Leônidas, com 1,11 gols por jogo.

Então, é hora de relaxar e aproveitar. Neymar está fazendo história. Só os mal-humorados não percebem. É a turma que gosta de Chicharito, Berbatov etc etc

PS – Os números são do ótimo www.futdados.com

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.