Topo

Menon

Dorival Jr. é o que tem para hoje

Menon

11/11/2013 21h18

Dorival Jr., demitido há dias porque não conseguia tirar o Vasco da zona de rebaixamento assume o Fluminense que tem cinco jogos para…sair da zona de rebaixamento. Ele substitui Vanderlei Luxemburgo, demitido do do Fluminense apenas quatro meses depois de haver levado bilhete azul do Grêmio. Nota: o Vasco, para escapar do rebaixamento trouxe Adilson Batista, que, após bom trabalho no Cruzeiro, fracassou no Corinthians, Santos e São Paulo. E que tentava subir o Figueirense para recomeça a carreira. Não estava conseguindo.

O quanto esse círculo vicioso de tanta gente pouco brilhante – Luxemburgo já foi brilhante um dia….. – é boa para o futebol brasileiro? O que eles podem realmente acrescentar além do 1) temos de marcar forte para os laterais e volantes do adversário não atacarem 2) o time precisa encaixar 3) cartas e vídeos de familiares na preleção motivacional 4) vamo vamo vamo vamo  5) pega pega pega…

Por que não pensar em um plano a longo prazo, com pessoas novas, com ideias novas? Por que um clube não paga para alguém estudar na Europa e ser seu futuro treinador. Rogério Ceni, por exemplo. Ou Marcos. Por que não ousar, não buscar uma saída para tudo de ruim que existe no futebol atual?

Para os técnicos, está tudo bem. Dorival, por exemplo. Ganhou o melhor emprego do mundo. Tem cinco jogos para salvar o Fluminense. Se ganhar os três que faz em casa, se salva. E os dois primeiros são como mandante: o rebaixado Náutico e o São Paulo, que etá muito mais interessado na Sul-americans. Se der certo, é heroi. Se der errado, ele diz que aceita ficar na segunda divisão e, sem sacrifício, ganhar a Série B.

Estudar para que? Se aprimorar para que?

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.