Topo

Menon

Cruzeiro, lógico. E outras maravilhas do futebol

Menon

13/11/2013 23h33

Foi uma quarta-feira muito legal para quem gosta de futebol.

1) O grande fato, é lógico, foi o Cruzeiro conquistando seu terceiro título. Depois de Tostão, Dirceu Lopes, depois de Alex chegou a vez desse time que pode ser chamado de time de Marcelo Oliveira. Não houve um grande destaque, talvez Everton Ribeiro. Mas o importante foi ver um time com muita velocidade, bem armado, buscando sempre a vitória. Conseguiu 23 em 30 jogos. Derrotou Todos os adversários. E marcou 72 gols. O saldo – 42 – é maior que o números de gols de Gremio, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Coritiba, Bahia, Fluninense e Ponte Preta. Foi justo. Justíssimo. Faltou emoção? Reclame de seu time e não do campeão.

2) Os jogadores brasileiros, sob a bandeira do Bom Senso, deram outra demonstração de que estão falando sério. Querem realmente mudanças no calendário e vão lutar por elas. No jogo de Itu, ameaçados de cartão amarelo, fizeam um minuto de brincadeira, tocando a bola de um lado para outro. Um protesto inteligente. Vamos ver no que isso vai dar. Adoraria ver um desses jogadores se candidatando à presidência da CBF. Um anticandidato.

3) Uruguay e México se classificaram para o Mundial. Para quem gosta de futebol, uma maravilha. Como ter dúvida entre um bicampeão mundial e um representante de futebol ainda incipente? Como ficar longe da simpática barulheira, da algaravia mexicana? Eles são uma das coisas mais legais das Copas, com seus sombreros, máscaras de telecatch e muito cielito lindo na veia. Como trocar isso por Nova Zelândia?

4) O Criciúma saiu da zona de rebaixamento, com sua segunda vitória seguida. Impressionante a festa da torcida. A cada partida, mais de dez mil pessoas vão a campo gritar pelo Tigre. É 5% da população da cidade. 

6) Maravilhoso passe de Ganso para o gol de Admílson. E houve outros. Tomara que sempre haja lugar no futebol brasileiro para meias clássicos. E Rogério Ceni voltou a acertar um pênalti. Um grande, talvez a caminho da aposentadoria, volta a ser feliz.

6) O Corinthians conseguiu sua segunda vitória seguida. Goleou por 1 a 0 uma vez mais. O final do ano começa a ficar um pouco menos ruim para a sua torcida.

7) O Grêmio terminou um jejum de 649 minutos fazendo um gol. Gol de Rhodolfo, mas gol. Um grande volta ao caminho das redes, mas Renato precisa mudar muito para ter sucesso no próximo ano.

Outros pitacos, sobre jogos nem tão maravilhosos assim

7) O Vasco viveu de Marlone contra o Grêmio. E perdeu por 1 a 0. Voltou ao rebaixamento. Conseguirá reagir ou o Corinthians ganhará a terceira seguida?

8) A Portuguesa cozinhou o Botafogo no Maracanã. Conseguiu um ponto importante. E o Botafogo saiu do G-4. Aceitou esse fracasso de forma passiva. Faltou coração.

9) A vaga ficou com o Goiás, que teve Walter jogando bem novamente. E a Ponte vai mesmo cair, né?

10) Hoje tem Fluminense x Náutico. Se o time carioca vencer, teremos a seguinte briga contra o rebaixamento Portuguesa, 41, Coritiba, 41, Fluminense, 39, Criciúma, 39, Vasco 37 e Ponte, 34. O Bahia ficará com 39, 40 ou 42, dependendo de seu jogo contra o Santos. São sete times para tres vagas. Quatro se salvam.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.