Topo

Menon

Macaca só empata e o mico continua com São Paulo e Timão

Menon

04/12/2013 14h51

Fausto Bergocce

Só a macaca salva?

A Ponte Preta apenas empatou no Pacaembu com o Lanus, na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana. Foi um jogo de pouca qualidade técnica, com dois gols de falta. A Macaca teve mais chances, mas o grande mico foi Santiago Silva que perdeu um gol que até nossa vovó faria.

Agora, a decisão é na Argentina. O título está mais próximo do Lanus, sem dúvida. Mas, caso não venha, não será um vexame da Ponte. Aliás, ela continua sendo a última esperança de aliviar a vergonha dos clubes paulistas. A ironia é grande. A possibilidade de honra está justamente nas mãos de um time rebaixado. Realmente, o ano foi muito ruim para o futebol do estado mais rico do Brasil.

Dentre os grandes, difícil dizer quem deu mais vexame. São Paulo e Corinthians decidem cabeça a cabeça. Estranho dizer isso quando se sabe que o Corinthians ganhou o Paulista e a Recopa em cima…do São Paulo. Pensando assim, logicamente o maior vexame é tricolor. Mas as expectativas que se criaram  as possibilidades corintianas também pesam.

Tenho amigos corintianos de muito anos. De uma vida toda. E sempre deram um valor relativo à Libertadores. Depois que ela foi vencida, depois que essa etapa passou, ficar longe da disputa passou a ser considerado um vexame. E foi o que tivemos. Mais do que isso: a participação no Brasileiro foi ridícula.

Tite não conseguiu resolver problemas recorrentes. O clube renovou contrato com Sheik. Não acertou na contratação de Pato – ou será que ele teve poucas chances – e a sensação final é de desânimo. Algo me diz que a conquista do Paulistão-14, caso aconteça, será muito mais comemorada do que a de 2013.

O São Paulo contratou micos como Clemente, Lúcio, Silvinho, Caramelo (?) e passou por sustos terríveis no Brasileiro. Terminou o primeiro turno com 18 ridículos pontos. E tem, no momento, titulares com Ademilson, Aloísio, Douglas, Paulo Miranda, Reinaldo….

O Santos ficou em uma zona morna durante todo o ano. A seu favor tem a desculpa (justa) da saída de Neymar, capaz de desestabilizar qualquer time.

O Palmeiras venceu a Série B como se estivesse cumprindo um trabalho burocrático. Perdeu jogos contra Chapecoense e América-MG. Não revelou um grande jogador, apesar de Leandro ter ganho muitos pontos com a torcida.

A Portuguesa fez mais do que poderia. Sem dinheiro, sem torcida, sem ajuda dos árbitros (muito pelo contrário) e sem sorte (a não ser a cabeçada de Lauro contra o Flamengo) escapou da Série B.

Baureri, São Caetano, Guaratinguetá….Só vexame. A Ponte que chegou longe na Sul Americana, pode melhorar, conforme mostra o desenho do Fausto Bergocce, mitigar um pouco a tristeza que foi 2013.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.