Topo

Menon

Adeus Madiba, o maior de todos os campeões

Menon

05/12/2013 20h21

Nelson Mandela poderia ter morrido como presidente da África do Sul. Preferiu morrer como o maior de todos os homens. Quando deixou a cadeia, depois de 27 anos preso, já estava com 71 anos. Ganhou as eleiçoes presidenciais em 1994 e governou um mandato. Poderia ficar quantos mais quisesse. Poderia reinar de forma absoluta. Mas que país governaria? Um país ainda cindido. Preferiu construir a nova Pátria e se retirar. Para a eternidade.

Poderia ter cultivado o ódio, a vingança, o acerto de contas. Preferiu o perdão, a união e, ao deixar o passado, olhou para o futuro. Podia ser um homem querido pela maioria da África do Sul, a maioria que sempre sofreu.Mandela, representado como um super herói Mas preferiu ser um mito, amado por todo o mundo. 

Em seu projeto de união nacional, o esporte foi fundamental. Em 1995, a África do Sul seria sede do Mundial de rugby, um esporte que sempre foi da elite branca. Mandela reuniu-se com o capitão do time e pediu que todo o povo se unisse em torno daquele time. Conseguiu que negros e brancos torcessem juntos. Transformou aquele time na representação do que poderia ser o novo país. Foi a Pátria de Chuteiras.

Na prisão, Mandela treinava boxe para que o tempo passasse de forma mais rápida.

Rugby e Boxe. Dois motivos para que o grande homem pudesse estar em um blog de esporte.

O outro?

Sem ele, a Humanidade perde seu capitão. Seu maior homem. Seu guia.

 
Mandela, representado como um super herói

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.