Topo

Menon

#125 Quem pode chegar à Copa de 2018? Eu vejo seis nomes no máximo. Vocês?

Menon

11/07/2014 06h13

Na entrevista em que culpou um "apagão" pelo momento mais trágico do futebol brasileiro, Felipão, para ressaltar que seu trabalho é bem feito, disse que 14 desses jogadores estarão novamente  na Copa de 2018. Analisei bem e cheguei a seis nomes. Talvez oito. Ou sete. Não mais do que isso. Vejamos quem escapa da guilhotina.

guilhotina1NEYMAR – Terá 26 anos, um a menos do que Messi hoje. Fez uma boa Copa e, graças à covardia de Zuniga, foi poupado do vexame. É um jogador valoroso, vibrante e que aceitou a responsabilidade de ser o astro do time. Tomara que deixe de simular faltas. A nova seleção pode ser construída em torno dele.

OSCAR – Também terá 26 anos. Era um jogador habilidoso no São Paulo e no Inter. Perdeu espaço no Chelsea e, na Copa, foi encarregado de funções defensivas. Parecia um volante a mais. O novo treinador deve incentivá-lo a criar e a driblar. A voltar às suas origens. Pode ser o escudeiro de Neymar no novo ciclo.

PAULINHO – Terá 29 anos.  Fez uma Copa ruim. Ao contrário de Oscar, não foi prejudicado por opções táticas. É preciso descobrir o que o atrapalhou pois pode ser muito importante. Tem muita personalidade pode repetir o que se passou com Dunga, que foi mal em 90 e comandou a luta pelo título em 94. Não precisa ficar bravo, é apenas uma comparação. Eu sei que falar em título agora é uma bobagem.

DAVID LUIZ -Terá 31 anos. É um grande jogador, forte e com boa técnica, apesar da péssima partida contra a Alemanha. Errou tudo. Tristeza pode moldar caráter e dar mais força. Tomara que deixe de ser tão marqueteiro e careteiro~.

THIAGO SILVA – Terá 33 anos. Fez uma Copa muito boa e não estava no vexame. Não pode ser o capitão do time. Não tem o espírito de liderança necessário. E não estou falando de chorar. Chorar é bom, nenhum preconceito contra o choro. O problema é que, contra o Chile, ele não conseguiria cobrar um pênalti. Era um a menos.

VICTOR – Terá 35 anos, um a menos que Buffon em 2014. É um goleiro muito bom, tem personalidade e inteligência. Pode assumir o gol no início do novo processo em que força mental para juntar os cacos é muito importante.

ALÉM desses seis, vejo outros quatro jogadores que talvez possam chegar. MARCELO, que terá 30 anos, WILLIAN, com 29 e BERNARD, com 25. Marcelo terá menos velocidade para atacar e precisa melhor seu jogo defensivo. Willian teve poucas chances e pode crescer mais na Europa "de primeiro nível" onde chegou há um ano, depois de passagens na Ucrânia e Rússia. Bernard é uma incógnita. Fez um bom  ano no Galo e nada mais. Precisa ganhar força muscular. LUIZ GUSTAVO (30) talvez se recupere e possa merecer nova oportunidade

QUANTO AOS outros, não sei realmente como Felipão chegou a 14 nomes. JULIO CÉSAR (38) joga em uma liga menor e não me parece apto a comandar, depois de duas copas, um novo processo. JEFFERSON (35) está abaixo de Victor e não se deve ter dois goleiros nessa idade. DANIEL ALVES (34) terá menos força de ataque e mais problemas de marcação. MAICON (36) não merece uma terceira Copa. MAXWELL (36) foi um coadjuvante agora e o que faria daqui a quatro anos?

DANTE (34) não será melhor do que foi agora, um dos maiores atores do grande vexame. HENRIQUE (31) não terá o amigo Felipão a banca-lo, mas não o considero tão ruim como dizem. FERNANDINHO (33) foi o pior contra a Alemanha e não terá mais chances. RAMIRES (31) merece uma terceira Copa? Não, né? HERNANES (33) deveria ter sido mais utilizado agora. Só terá chance se houver uma grande mudança e resolverem apostar em um veterano com bom toque de bola. Terá menos fôlego para fazer o vaivém, uma especialidade que foi desprezada agora.

HULK (31) terá menos força e menos velocidade do que agora. O que restará? JÔ (31) será apenas uma lembrança de uma Copa equivocada. FRED (34) jogou alguns minutos em 2006 e fez um gol. Jogou seis partidas em 2014 e…fez um gol. Eu considero Fred um bom jogador, apesar de estar anos-luz de Romário, Ronaldo, Careca etc, mas chegou à Copa muito fora de forma. Nada deu certo. É pena.

OBSERVAÇÃO – A idade citada é a que terão na próxima Copa não nessa.

QUAL É A OPINÃO DE VOCÊS? Os meus seis são poucos? Os 14 de Felipão são muitos?

O BLOG ESTÁ NO TWITTER @blogdomenon

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.