Topo

Menon

Dorival Jr. não dá murro em ponta de faca e afasta Fábio

Menon

16/09/2014 17h01

Dorival Jr. entendeu realmente qual é a necessidade do Palmeiras: parar de perder e começar a vencer para escapar do rebaixamento. Sonhos ficam para 2015. E está tomando providências corretas. Podem até não dar certo – o que nem é tão incomum nos últimos anos de Palmeiras – mas coragem para mudar não falta.

Para vencer o Flamengo, ele começou a mudar o time na defesa. Tirou Fábio, que já deveria ter saído há tempos. Aliás, já ouvi dizer que só estava jogando porque Deola, o substituto estava muito gordo. Não sei se é verdade. Não sei se Deola emagreceu ou se o último erro de Fábio foi a gota dágua, mas o fato é que haverá um novo goleiro com a camisa que já foi de Marcos, Leão, Valdir etc.

Era impossível continuar com Fábio. Ele falhou muito. E todas suas falhas foram em jogos que o time perdeu. Logicamente a culpa não é toda dele, mas como ter confiança em um goleiro que pode dar um passe perfeito para Ganso ou então fazer um gol contra em uma bola alta em sua área?

A segunda mudança é a saída de Weldinho para a entrada de João Pedro, garota na base. Já na estreia, contra o Furacão, Dorival havia tirado Weldinho para a entrada de Josimar. Não deu certo. Mas nada é mais inseguro que Weldinho.

Com a defesa teoricamente reforçada, Dorival dá pinta de ter um time ofensivo, com Juninho como volante de saída, ao lado de Renato, um bom jogador, de muito futuro.

Allione e Valdivia estão no banco. São opções de bom nível técnico.

Uma vitória pode trazer tranquilidade. Basta que as opções teoricamente corretas confirmem o acerto do treinador. Nem sempre isso acontece. O importante é ver que o treinador não está morrendo abraçado a uma ideia.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.