Topo

Menon

#149 Dunga é um anão moral

Menon

13/10/2014 10h00

Dunga poderia alegar que teve um apagão mental  – como o pseudo apagão futebolístico da seleção de Scolari no vergonhoso 7 a 1 –  para justificar sua baixaria no jogo contra a Argentina. Poderia, mas não fará. Ele acha certo este tipo de atitude.

Para ele, só a vitória interessa. Nada a ver com fairplay, com espírito esportivo, com futebol bonito. O que vale é o título. Ele não consegue entender porque a seleção de 82 é adorada e a de 94 suportada. Ele se julga melhor que Zico, Sócrates etc porque ganhou.

Se fosse coerente, deveria se considerar um técnico fracassado. Nunca venceu nada.

E se o auxiliar de Martino respondesse a Dunga dizendo que Garrincha, nosso craque da alegria, morreu devido ao alcoolismo? Alcoolismo e drogas são flagelos do mesmo nível. Maradona é vítima das drogas e Garrincha, vítima do álcool.

Para Dunga, não. Ele deve considera-los fracassados. Bom é ele, o estoico Dunga. Que não merece ser chamado de perna de pau – é melhor que todos os volantes do Brasil – mas que também não merece estar perto dos craques.

Dunga não foi nem um grande capitão. Eu desprezo quem faz o que ele fez, dar uma cabeçada em Bebeto dentro de campo. Os dois no mesmo time, na mesma seleção. É o mesmo que Lúcio fez com Roger. São os capitães do grito, da cabeçada, da ofensa ao adversário.

O Brasil trocou Scolari por Dunga e continuou dando vexame. Depois de levar de 7 a 1 da Alemanha, seu treinador aparece para o mundo todo, com um espanhol ridículo – dizendo que o auxiliar da seleção argentina cheira cocaína "igualzinho a ele".

Todo mundo sabe quem é "ele". Um gênio.

Todo mundo sabe quem é Dunga. Um anão moral.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.