Topo

Menon

The Guardian escolheu os 100 melhores do mundo. Ceni é o único "brasileiro"

Menon

22/12/2014 10h46

Jornal inglês, o The Guardian, elegeu os 100 melhores jogadores do mundo em 2014. O júri foi formado por 73 pessoas, entre eles ex-jogadores como Gilberto Silva, Crespo e Bilic. O jornal divulgou a lista do número 41 – Carlitos Tevez – ao 100 – Seydou Doumbia, do CSKA de Moscou.

Rogério Ceni é o número 98. O único jogador em atividade no Brasil e na América do Sul, um dado que não deve se modificar com a divulgação dos 40 melhores. O jornalista Fernando Duarte, a pedido da revista, fez um pequeno perfil de Ceni.

"Direto, temperamental e egocêntrico, Rogério Ceni nunca se propôs a fazer amigos, mas, mesmo assim,  tornou-se muito querido. O goleiro, que completa 42 em janeiro, anunciou sua aposentadoria no início deste ano, como fizera em 2012 e 2013, insistindo que, desta vez "Vou realmente parar" – apenas para mais uma vez ser convencido a continuar jogando. Ele vai tentar ampliar ainda mais um excelente histórico em ambas as extremidades do campo (ele marcou seu gol 120 em setembro, sem surpresa um recorde para um goleiro).

Ceni tem até agora 1117 jogos para o mesmo clube – também um recorde e capitaneado São Paulo em 866 deles (o outro).

Outros brasileiros na lista são David Luiz (95), Miranda (87), Daniel Alves (81) Luiz Adriano (78) e Oscar (46). Outros nomes interessantes são: Cavani (47), Vavi (50) e Casillas (88)

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.