Topo

Menon

São Paulo está perdendo Joanderson, uma das revelações de Cotia

Menon

02/01/2015 17h16

O atacante Joanderson, canhoto de 1,80m e 19 anos a serem completados em fevereiro, não foi inscrito para a Copa São Paulo. Fazia parte de uma primeira relação, mas ficou fora da lista final, com 25 nomes. Ele, que era titular na Copa Brasil sub-20, ao lado de Ewandro, tem contrato apenas até fevereiro de 2015. "Vai ser difícil a negociação com ele. Toda negociação com jogador talentoso da base é dura. O Júnior Chavare, responsável pela base vai tratar disso a partir de 1 de fevereiro e espero ter sucesso, mas não é fácil, não", diz Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol.

Ataíde deu algumas explicações sobre a não inscrição do atacante:

1) "Ele vai fazer 20 anos e preferimos inscrever jogadores mais jovens" – Na verdade, ele vai fazer 19 em fevereiro. É de 96, o mesmo ano de nascimento de João Paulo, Luiz Araújo, Pedro Bortoluzzo, Robinson e Inácio, outros atacantes inscritos. David Neres e Felype Herbert são de 97. Depois, ao ser informado da idade correta do jogador, Ataíde fez outras análises sobre Joanderson.

2) "Ele é um jogador muito bom, muito valorizado no mercado, mas temos outros em melhores condições técnicas na atualidade".

3) "Se ele renovar, pode ser inscrito no Campeonato Paulista. A FPF limitou as inscrições a 28 nomes, mas vou conversar com o Muricy para colocarmos um bom número de garotos. Outra opção é ele jogar pelo Nacional. Estamos fazendo um convênio para jogadores mais velhos da base disputarem a A-3.

O blog não conseguiu falar com o empresário de Joanderson, mas a lógica aponta para um raciocínio simples. "Por que eu vou renovar contrato com o São Paulo se o elenco tem Luís Fabiano, Allan Kardec, Pato e Ewandro como atacantes de área, além de Ademílson, pelo lado do campo"? E ainda há Osvaldo, que pode ficar, e Dudu, que pode chegar.

Ao montar elencos fortes – e quem há de dizer que está errado – o clube torna difícil a ascensão de garotos de Cotia. Foi assim com Oscar, por exemplo.

Para a Copa São Paulo, o clube terá desfalques. O goleiro Lucas está com a seleção sub-17. O zagueiro Wellington Lucas, o atacante Leonardo Paoli e o lateral Gabriel Moreira estão contundidos. Ewandro e Boschilia, integrados ao time profissional, não foram inscritos.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.