Topo

Menon

Com Bruno e Carlinhos, São Paulo volta a jogar pelos lados do campo

Menon

19/01/2015 14h30

"Por las puntas, por las puntas", gritava o argentino Nelson Ernesto Filpo Nuñez, reitor da maravilhosa academia palmeirense dos anos 60. Com Edu Bala na direita e Nei na esquerda, aproveitando-se de lançamentos de Ademir da Guia e da aproximação de Leivinha, transformava a vida do artilheiro César, o Maluco, em uma maravilha. E a dos torcedores também.

Outros treinadores, sem o sotaque, também se valiam da facilidade em "alargar" o campo que tinham jogadores como Zé Sérgio, Cafuringa, Garrincha e tantos outros. Os pontas acabaram e aquele espaço lateral passou a ser ocupado por laterais ofensivos como Junior, Marinho Chagas, Josimar, Cafu… Até que chegou o 4-2-3-1, com dois meias abertos pelos lados, o que tornou difícil a vida de laterais apoiadores.

Pena que os brasileiros escolhidos para jogarem pelos lados tenham um posicionamento e uma postura em campo bem diferentes do que os europeus. Eles, como Ribery, Robben, Cristiano Ronaldo (nem tanto agora), buscam o ataque. Os nossos, como notou o amigo Alexandre Lozetti no twitter, se preocupam mais em marcar e em cair. E como caem!

O São Paulo começou o ano tentando resolver um grande problema que se arrastava há tempos. Não tem jogadores efetivamente producentes pelos lados do campo. Havia poucas jogadas de linha de fundo, apesar do bom campeonato feito por Michel Bastos. E seus laterais pouco apoiavam. Na direita, Paulo Miranda era muito mais marcador. Auro, mais ofensivo, não se firmou. E Alvaro Pereyra foi mais marcador do que tudo. E, no final da temporada, passou a marcar mal, com muitas faltas.

Os primeiros treinamentos mostram Bruno, principalmente, e Carlinhos com uma postura muito mais ofensiva. Estão chegando ao fundo e – o mais importante – acertando cruzamentos. Na área, estão Allan Kardec ou Luís Fabiano. Ou os dois juntos

Há volume de jogo e há definidores. Há promessa de uma boa produção ofensiva. Os primeiros passos estão sendo dados.

Por las puntas.

O blog está no twitter @blogdomenon

Conheça meu outro blog

http://cubaquerida.com/

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.