Topo

Menon

Valdivia não é Capitu. Está mais para Calcinha Preta

Menon

06/03/2015 12h57

A traição faz parte da vida. E da literatura, é lógico. Dom Casmurro, de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros trata do tema com sutileza. Bento Santiago, já velho, recorda a sua vida. E conta da dúvida sobre a fidelidade de Capitolina, sua mulher. Bentinho e Capitu. São amigos íntimos do casal Ezequiel e Sancha.

Quando Ezequiel, amigo de Bentinho, morre afogado, ele se surpreende com a dor no olhar de Capitu. E passa a duvidar não só de seu amor, como da paternidade do filho, chamado Ezequiel em homenagem ao amigo. " "Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, […], como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã", escreve Bentinho.

Houve traição? Bentinho não sabe e Machado de Assis não conta.

Há outra traição. A traição aberta, aquela que todo mundo sabe. Inclusive o traído. O traído que ouve a mulher dizer que foi ao cinema e não sabe o nome do filme. Que foi ao supermercado mas a dispensa da casa não tem um ovo sequer. A mulher que escuta o marido dizer que faz milhares de horas extras e não tem dinheiro para um fim de semana na Praia Grande. Que culpa um resfriado imaginário por seu nariz detectar um perfume que não é o seu no paletó do maridão.

É a traição que o traído não consegue explicar. E que perdoa assim mesmo.

É a traição contada pela banda Calcinha Preta.

Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Você não vale nada,
Mas eu gosto de você!
Tudo que eu queria
Era saber porquê?!?
Tudo que eu queria

Era saber porquê?!?

É a traição cantada por Leo Canhoto e Robertinho

Você não presta, mas eu te ano profundamente,
Todos conhecem sua péssima reputação
Mesmo assim eu vou te amar eternamente
Viver ausente dos beijos seus não consigo não.

Você não tem um pingo de vergonha, mas não me importo
Você é capaz de trair o próprio Jesus Cristo
Mas em seus braços eu sou feliz, bastante feliz
Você não presta, mas de você meu bem eu não desisto.

Quando você vai embora me sinto num fracasso
Quero sair correndo e pular nos seus braços
Por que sem seus carinhos não viverei em paz
Meu bem você não presta, mais eu te amo cada vez mais.

É a traição que não liga para nada. Para o que vão dizer e para o que já dizem. É o traído que deseja apenas ser feliz naqueles momentos que lhe dedica o traidor. É a mulher, é o homem, é a torcida que se lambuza com migalhas do marido, da mulher e do ídolo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.