Topo

Menon

Palmeiras, no susto. São Paulo, no sono

Menon

01/10/2015 00h19

São Paulo e Palmeiras estão na semifinal da Copa do Brasil. O Santos pode conseguir a vaga hoje, contra o Figueirense. O Fluminense será o rival do Palmeiras.

Foram classificações com doses diferentes de emoção. O São Paulo, que tinha vantagem de 3 a 0, começou o jogo com muitos reservas. O Vasco também guardou seus titulares para continuar lutando pelo milagre no Brasileiro.

Os reservas do Vasco estavam com mais vontade de jogar. Apostou em Riascos na direita e Cristiano, na esquerda, infernizando Reinaldo e Lyanco. Fez o primeiro gol, com Riascos, após belo passe de Lucas. O São Paulo se segurou e conseguiu manter a derrota.

No segundo tempo, com Ganso e Bruno, o São Paulo melhorou muito. Saiu o gol de Centurión e o jogo se arrastou, pois o Vasco precisaria fazer quatro gols para a classificação. Não daria. Não deu. Para continuar, o São Paulo precisa jogar mais.

Em São Paulo, o Palmeiras mais uma vez precisou da jogada aérea para vencer, com muita dificuldade. A vitória por 3×2 sobre o Internacional teve momentos de dramaticidade, graças à péssima noite da defesa e a postura passiva do time em boa parte da partida.
Após abrir 2×0, o time permitiu o empate, mas um gol do Girotto, no minuto seguinte, deu a classificação.
O Palmeiras começou com tudo, sufocando o time e, logo aos 10 minutos, Vitor Hugo abriu o placar, de cabeça. O time ia bem, até a saída de Robinho, com uma lesão na coxa. Com Rafael na direita, Dudu ficou mais preso no meio e Gabriel Jesus, na esquerda. O garoto, aliás, fez outra má partida e deixou o time, na etapa final, entrando Allione.
Sem Robinho, o time perdeu o meio-de-campo. Argel mandou o Inter encurtar a marcação e começou a sufocar, com Alex na esquerda, Anderson na direita e Valdívia e Lisandro López se revezando no meio.
Sem poder contar com Thiago Santos na competição, Amaral mostrou porque é reserva. Lento, sem recursos, tomou um cartão amarelo e sobrecarregou Arouca e Zé Roberto.
Ainda assim, o time fez o segundo gol, num lance polêmico na área. O lateral direito Lucas cai na área, junto com o meia Alex. Pênalti marcado e convertido por Zé Roberto.
Com dois gols de vantagem, o Palmeiras voltou no segundo tempo sendo sufocado pelo time gaúcho. Girotto entrou no lugar de Amaral, mas as falhas defensivas permaneciam. O Inter empurrou o Palmeiras para trás e conseguiu o primeiro gol com Anderson, que não marcava há 3 anos, quando ainda jogava pelo Manchester United, em 2012.
O gol abalou ainda mais o Palmeiras e numa falha de marcação em uma cobrança de falta de Alex, Rodrigo Dourado empatou, aos 28 minutos. Quando a vaga parecia ir para o brejo, novamente a bola parada salvou o Palmeiras, em uma testada de Andrei Girotto, aos 29 minutos.
Com a vantagem, o Palmeiras conseguiu se acalmar e ainda perdeu algumas chances para ampliar. No final, soube segurar a pressão gaúcha, devolveu a eliminação de 1992 e fará a semifinal contra o surpreendente Fluminense, que eliminou o favorito Grêmio, em Porto Alegre.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.