Topo

Menon

Andrés é o cara a ser imitado

Menon

15/11/2015 12h00

Esqueça a falta de esses no final das frases. Esqueça o estilo agressivo e mal-educado com que trata jornalistas. Esqueça a arrogância atual da Fiel. Esqueça seus preconceitos. Esqueça o natural instinto de autodefesa. Esqueça como é difícil conviver com os corintianos nesse período em que criaram essa bobagem de "anti", esqueça essa tentativa que eles têm de reconstruir a própria história, criando cenas épicas onde não há nada, esqueça a história da fundação sob a luz do lampião, esqueça…

Esqueceu? Então, com a cabeça fria, pode reconhecer que Andrés Sanches é o maior dirigente esportivo do Brasil nos últimos anos. Se falarmos aqui em São Paulo, o único paralelo é com Juvenal Juvêncio, tricampeão brasileiro seguido e construtor de Cotia e do reffis.

Andrés pegou o Corinthians quase na segunda divisão. Não conseguiu impedir. E a partir daí, começou um trabalho espetacular. Não há como negar. O time, que brigava – literalmente – com o Avai, venceu o Chelsea na disputa do mundial.

GRANDEZA – O grande mérito de Andrés foi iniciar essa caminhada sem nunca esquecer a grandeza do Corinthians. Foi o ensinamento que recebeu dos dirigentes do Barcelona que visitaram o clube em 2008. A época é de reconstrução, mas não se pode esquecer do time, eles, que haviam vivido algo parecido, disseram.

E Andrés fez. Buscou Mano Menezes, um dos grandes técnicos para comandar o time na segunda divisão. E depois, trouxe Ronaldo.

TORCIDA – Andrés buscou o apoio da torcida. Ela reconstruiria o time. E conseguiu. E não buscou a violência, como o dr Belluzzo, que foi á quadra da Mancha ofender os são-paulinos.

DEMOCRACIA – Andres mudou o regulamento do clube, impedindo a reeleição. Poderia ter se eternizado no clube e não o fez. Enquanto isso, Juvenal foi ao tapetão para ter um mandato espúrio.

CLUBE DOS 13 – Em aliança com a Rede Globo, acabou com o Clube dos 13 e fez o Corinthians, ao lado do Flamengo, ganhar verba maior que os concorrentes.

CBF – Rompeu na hora certa com a CBF e passou ao largo dos casos de corrupção que envolvem Ricardo Teixeira, Marin etc.

ESTÁDIO – Soube articular com a Fifa e o Corinthians passou a ter um estádio modeníssimo. Feio, mas moderno.

Amigos, eu não sou do tipo que só vê qualidades em uma pessoa e apenas defeitos em outras. Todo ser humano tem os dois lados. Não se pode esquecer, é claro, que Andrés faz parte dos dirigentes corintianos que alugaram o clube à máfia russa. O time do povo virou lavanderia.

Mas, o saldo de Andrés é alto.

Transformou o Corinthians. E deixou um legado – como a questão da limitação de mandatos – para quem quiser seguir.

É fácil criticar Andrés. Ele tem muitos defeitos. É fácil ficar falando coisas sem  provas. Difícil é se reciclar e aprender com quem está á frente. E, no caso, quem está à frente de todos, de todos, no futebol brasileiro é o Corinthians que Andrés reconstruiu.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.