Topo

Menon

Santos erra estratégia e agora depende de bala de prata

Menon

29/11/2015 19h17

O final de Brasileiro foi ridículo. A diretoria e o treinador apostaram tudo no título da Copa do Brasil e pode ficar fora da Libertadores. Na verdade, em tese, a opção foi correta. Um título vale mais que uma vaga. Mas, por que não tentar as duas coisas? Começou com o pedido para o adiamento da decisão, quando o time estava muito melhor. E, enquanto a decisão não vinha, o que fez o Santos? Colocou o time reserva em campo e colecionou vexames.

Perdeu para o Vasco, perdeu para o Coritiba, empatou com o Flamengo e empatou com o Joinville. Ou seja, conseguiu UM ponto de nove disputados contra times que lutam contra o rebaixamento.

Poderia ter um elenco melhor, o que não se pode modificar. Mas poderia também haver mesclado jogadores, ter mostrado mais raça e não colocar o foco apenas na Copa do Brasil. Agora, é tudo ou nada. Uma derrota contra o Palmeiras em São Paulo significa a perda do título e a perda da participação na Libertadores.

Não é privilégio do Santos. O time de Dorival se aproveitou da falta de entusiasmo do Corinthians com a Copa do Brasil. Ali, o foco era vencer o Brasileiro. Ora, não dá para fazer os dois? Time grande não tem elenco para dois campeonatos?

Realmente, eu não entendo. Como não entendo os gênios que colocam seu melhor batedor de pênaltis como quinta opção, quando de decisão se fala. Quantas e quantas vezes o resultado não se define antes e o craque não bate?

São decisões esdrúxulas e covardes de nossos professores e dirigentes.

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.