Topo

Menon

Neymar é um soco na cara dos vira-latas e eurocentristas

Menon

30/11/2015 12h54

Neymar foi indicado como um dos três melhores do mundo. Foi votado por técnicos e capitães de todas as seleções do mundo. O que isto significa? Que agora é permitido gostar de Neymar. O mundo autorizou. Deu aval. Foi reconhecido que ele não é o que sempre se disse por aqui: jogador de paulistinha, só faz gol aqui, neymarra etc etc.

Os vira-latas estão se suicidando, pulando das janelas. Como alguém do Brasil pode ser reconhecido fora do Brasil? E não falo apenas de futebol. Mas o futebol é o ponto principal porque sempre foi referência mundial. Os vira-latas se dividem em duas categorias:

1) os que não ouviram falar de Jaguaré (goleiro que atuou na Espanha). Fausto, Leônidas, Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Julinho, Djalma Santos, Garrincha, Gerson, Tostão, Pelé, Rivellino, Nelinho, Junior, Cerezo, Falcão, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Careca….

2) os que ouviram falar e não reconhecem seu valor.

Ou seja, são ignorantes ou têm caráter ruim. Futebolisticamente falando, é claro.

Os que criticam Neymar são os do segundo caso. Eles viram Neymar jogar, viram fazer atuações maravilhosas no Brasil, mas diziam que ele teria problemas em ganhar o lugar de Pedro, Tello e Munir. E que o zagueiro Bartra o ofuscaria. Pois é. Pedro, Tello e Munir. Outros, diziam que Lucas era muito melhor. Lucas.

Os vira-latas vão continuar desprezando Neymar. Vão dizer que ele só joga no Barça, que ainda deve na seleção (como se a média de gols não fosse um documento pronto a desmentir isso), vão dizer qualquer coisa.

Para eles, o grande defeito de Neymar é ser brasileiro. Se ele tivesse nascido no Uzbequistão, seria muito mais reconhecido aqui na Terra de Santa Cruz.

Para mim, Neymar seria titular em todas as seleções brasileiras de 62 para cá. Em 62, sairia Vavá, em 66, qualquer um, em 70, Tostão ou Jair, em 74, qualquer um, em 78, Dinamite, em 82, Serginho ou Eder, em 86, Muller, em 90, Valdo ou Muller, em 94, Zinho ou Mazinho, em 98, Bebeto, em 2002, Ronaldinho Gaúcho, em 2006, Ronaldo, em 2010, Luís Fabiano…..

E os eurocentristas? Vão reconhecer que Neymar é craque. Afinal, a Europa autorizou. Talvez demore um pouco. Eles estão preocupados em saber se Pfaff, Gerets e Scifo são melhores ou piores que Courtois, Kompany e Hazzard.

Será que Neymar jogaria, para eles, na melhor seleção belga de todos os tempos?

Olha, eu vou escrever agora a melhor seleção do Nordeste brasileiro de todos os tempos. Sem pesquisar muito.

Dida, Daniel Alves, Aldair, Ricardo Rocha e Júnior; Clodoaldo e Rivaldo; Edílson, Vavá e Canhoteiro. Ainda há o outro Júnior, o outro Dida, Zagallo.

Não é melhor que a maior seleção belga de todos os tempos?

Não é melhor que a maior seleção inglesa de todos os tempos?

Não é melhor que a maior seleção da Catalunha de todos os tempos?

E a Espanha, campeã de 2010, ganha fácil? Ou tem jogo duro?

Quem sabe a indicação de Neymar faça crescer a admiração pelo futebol brasileiro. No Brasil, porque no resto do mundo ela é enorme e intocável

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.