Topo

Menon

O time está aí, Bauza. Precisa acreditar

Menon

02/04/2016 21h10

O  São Paulo está evoluindo. Ainda falta muito, mas o time tem mostrado aqui e ali alguma coisa boa. Nos quatro últimos jogos, fez gols nos acréscimos – Kardec contra o Santos, Calleri contra o Botafogo, Kelvin contra o Linense e Maicon contra o Oeste. Foram gols salvadores, que garantiram empate – duas vezes – e vitórias, outras duas. Seis pontos conquistados com dedicação. Por outro lado, perdeu dois pênaltis. Contra o Linense, garantiria mais dois pontos.

O importante aqui é notar que o time não tem um cobrador de pênaltis definido. Algo primário em qualquer time. E Ganso não deveria deixar o campo dizendo que a ordem foi quebrada, que ele devia cobrar. Fala para o Maicon no vestiário. Não tem sentido reclamar na saída e mudar o foco de uma vitória suada para uma indefinição estúpida.

Os defeitos que eu vejo no São Paulo: 1) Os volantes não conseguem atacar com qualidade. Nem falo de gols, mas de aproximação com Ganso. 2) O time aposta muito nos cruzamentos e pouco no toque pelo meio, talvez pelo item 1. Contra o Oeste, foram 41 cruzamentos e 15 escanteios. E Calleri não é um bom cabeceador.

Há ainda o mau momento técnico de Michel Bastos e de Daniel.

Bauza deveria escalar João Schmidt, Kelvin e Lucas Fernandes, mas já disse que eles não entrarão contra o Trujillanos. Ele precisaria acreditar mais na formação do segundo tempo contra o Oeste. É preciso sufocar o Trujillanos desde o inicio e com o campo "aberto" (Kelvin) é mais fácil para evitar a retranca.

O que se tem de concreto é que 1) não vale a pena cavar pênaltis. 2) O jogo só acaba com 93, 94, 95 minutos

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.