Topo

Menon

Simeone, o feio que satisfaz. Fui à praia com ele

Menon

03/05/2016 18h00

cholo-simeone-webFoi em 24 de março de 1994. No dia anterior, em Recife, o Brasil, com dois gols de Bebeto e uma grande atuação de Muller, havia vencido a Argentina por 2 x 0. O meio campo deles tinha Redondo, Simeone, Cagna e Leo Rodriguez. Ortega entrou no segundo tempo. Maradona estava no estádio, mas não na seleção. Viria depois, para a Copa do Mundo.

No dia seguinte, fui um pouco à praia. E lá estava Simeone, com uma bela namorada. Um garoto chegou perto e ofereceu algo que vendia, talvez um sorvete. Simeone, educadamente, disse não. E o garoto mostrou dois dedos, como no sinal de paz e amor. "Brasil dois e vocês zero", gritou.

Diego Pablo sorriu o sorriso mais amarelo que já vi. Nitidamente sua vontade era dar um carrinho no garoto. Eu sorri de leve. Me aproximei depois de uns dez minutos e pedi uma palavra. Ele disse que era folga e não daria entrevistas.

Simeone, na eterna dicotomia Brasil x Argentina, sempre foi considerado um jogador sujo. Bobagem, é claro. Jogava duro, marcava em cima, violento algumas vezes, mas nada que milhões de volantes brasileiros não façam.

A diferença é o fogo interno. A chama que não apaga. Simeone é do tipo que só pensa em vencer. Que se sacrifica para o time, que luta do primeiro ao último minuto.

Sem querer, passei a escrever no presente e não no passado. Faz de conta que é um estilo de linguagem. A verdade é que o treinador Simeone tem muito a ver com o Simeone jogador.

Seu Atlético é muito forte na defesa. O sistema funciona e tem muito do dedo do treinador. Os movimentos são coordenados, há sempre uma boa cobertura… Não é acaso.

É fácil chamar de retranca.

Não é apenas isso.

No jogo contra o Bayern, Simeone teve um pouco de sorte, vamos aceitar. Quando estava 1 x 0, Oblak defendeu um pênalti. Definiria o jogo. Talvez nem houvesse aquele outro pênalti, que Torres cobrou e Neuer pegou. Como o Torres é fraco!!!

Mas Simeone foi muito bem no intervalo, ao colocar Carrasco e recuar Kobe. O Atletico passou a ter um desafogo inicial, não foi como todo o primeiro tempo. Depois, do gol de Lewandovski, em falha incrível de Filipe Luiz, foi impossível fazer outra coisa. Contra sufoco, defesa forte. Muito bem treinada.

Quem negar méritos à Simeone, precisa lembrar que seu time está na segunda final de Liga de Campeões em três anos. O Bayern, do muito justamente badalado Pep Guardiola, ficou fora.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.