Topo

Menon

André é o novo Pato? O livro "Tite" pode responder

Menon

06/05/2016 06h01

A cena foi, perdoem a expressão, ridícula. André tomou distância, fez que foi e não foi, deu uns piques no lugar, andou, parou, andou e titelivrocamiladeu um traquezinho que o goleiro Conde, até então imóvel como o Pensador de Rodin, agarrou a bola com a mesma dificuldade que um solitário abraça seu gordo gato angorá.

Todos se lembraram de outra cena. Alexandre Pato, em 2013, tentando dar uma cavadinha em cima de Dida. Pouco tempo depois, Pato estaria longe do Corinthians.

O que Tite falou a ele naquele vestiário? Será que repetiu para André?

O livro Tite, de Camila Mattoso, que será lançado brevemente, conta o que aconteceu naquele vestiário. Vou antecipar para vocês. Camila é muito talentosa e, tenho certeza, o livro vale a pena ser lido.

"As cenas são inesquecíveis na cabeça de Tite. Em outubro e 2013, segunda e decisiva partida da fase de quartas de fina da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Water, goleiro reserva do Corinthians, entrou no vestiário, chutando a porta, enlouquecido. (….)

"Alexandre Pato havia acabado de cavar sua própria cova: tentou de forma vergonhosa dar uma cavadinha na última cobrança de pênaltis contra o Grêmio. O time alvinegro estava eliminado. (….) Danilo e Edenílson também pararam em Dida, mas de maneira compreensível. Tite entrou no vestiário desvairado. Andava de um lado para outro inconformado com o que tinha passado naquela noite – o time vivia um momento de crise, o treinador havia pedido demissão duas semanas antes.

"Calma, professor, calma. Não é hora de falar nada agora – tentou intervir o lateral Fábio Santos, um dos mais calmos naquele momento, ao lado de Ralf.

"Calma o caralho. É um egoísta….Só pensa nele! Tem de aprender a amadurecer, ter senso de equipe. Não existe isso – gritou Tite.

(….) Com o mesmo tom de voz do início ao fim, sem alterações deu o que considera ter sido a bronca mais

– Danilo, errar é do jogo…Edenilson, é do jogo… É da vida. faz parte. Pato, olha pra mim: tu não é da vida. O jeito que tu perdeu, não é. Tu tem que aprender a trabalhar em equipe, tu tem que deixar de ser egoísta. Tu tem que amadurecer e virar um homem – falou Tite, em parte do discurso de quase cinco minutos.

(…)

Depois daquele 23 de outubro de 2013, inesquecível, Pato ficou pouco tempo mais no Parque São Jorge. No dia 6 de fevereiro, São Paulo e Corinthians acertaram uma transação ousada: a troca do atacante alvinegro , por empréstimo, pelo meia Jadson, do tricolor paulista, em definitivo"

Então, o que vocês acham que Tite falou para André?

Foi uma bronca igual?

André continua no Corinthians?

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.