Topo

Menon

Palmeiras e Tricolor à frente do Corinthians. Números comprovam

Menon

05/06/2016 21h16

O Corinthians é o líder do Brasileiro, com quatro vitórias seguidas. Tem 13 pontos ganhos em 18 disputados. Em seis rodadas, se iguala a Grêmio e Inter, gaúchos que também conseguiram quatro vitórias nos últimos cinco jogos. É a estatística que interessa.

Uma outra mirada sobre os números, porém, mostra um rendimento melhor de Palmeiras e São Paulo. Um pouco melhor.

Expliquemos.

Todo treinador diz que um time fatalmente será campeão se vencer todas em casa e empatar todas fora. Conseguirá 76 pontos, 66,7% dos pontos, suficientes para o título.

O Corinthians fez quatro jogos em casa e dois fora. Deveria ter 14 pontos ganhos. Começou mal o ano, com um empate com o Grêmio, em casa. Perdeu dois pontos na contagem ideal. Em seguida, perdeu para o Vitória em Salvador. Um ponto a menos na contagem ideal. Recuperou-se ao vencer o Sport fora de casa. Dois pontos a mais. Está ainda devendo um ponto, pois as vitórias contra Coritiba, Santos e Ponte Preta representam apenas a obrigação.

O Palmeiras fez três jogos em casa e três fora. Deveria ter conseguido 12 pontos. Foi exatamente o que fez, ao derrotar o Flamengo, em Brasília. Antes, havia perdido um ponto contra o São Paulo e outro contra a Ponte Preta. Derrotas fora de casa.

O São Paulo teve a pior tabela até agora. Fez quatro jogos fora de casa e dois em casa. Deveria ter, pela contagem mágica, dez pontos. Exatamente o que conseguiu. Fora de casa, ele venceu Botafogo e Cruzeiro. Acumulou quatro pontos. Perdeu um com a derrota para o Figueirense e ficou igual com o empate contra o Coritiba. Perdeu três pontos ao ser derrotado pelo Inter, em casa. E cumpriu a obrigação ao derrotar o Palmeiras no Morumbi.

O Santos fez três jogos em casa e três fora. Deveria ter os mesmos 12 pontos do Palmeiras. Tem apenas sete. Perdeu três contra o Inter, em casa, um contra o Corinthians, fora e outro contra o Galo, também fora. Vitórias sobre Coritiba e Botafogo, em casa, e empate contra o Figueirense, fora, nada somaram.

A Ponte Preta, com duas em casa e quatro fora, deveria ter dez pontos, como o São Paulo. Tem apenas cinco. Foi derrotado pelo Flamengo em casa (-3), pelo Corinthians e Grêmio, fora. Um ponto a menos em cada um.

São números para quem gosta de números. Podem mudar nas próximas rodadas:

Corinthians visita o Palmeiras e o Fluminense: precisa fazer dois pontos

Palmeiras recebe o Corinthians e visita Coritiba: precisa fazer quatro pontos

São Paulo recebe o Furacão e Vitória: precisa fazer seis pontos

Santos visita o Santa Cruz e recebe o Sport: precisa de quatro pontos

Ponte Preta recebe o Chapecoense e o Furacão: precisa de seis pontos.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.