Topo

Menon

Tite é o homem certo no lugar certo na hora certa. Picadinho do Menon

Menon

16/06/2016 10h00

titelivroA confirmação de Tite como treinador da seleção brasileira é um grande acerto. É o homem certo no local certo na hora certa.

É muito bom para ele, que assume o cargo mais cobiçado pelos treinadores do Brasil. E assume por merecimento, pelo seu trabalho constante desde 2012, com o sabático de 2013 incluído.

É muito bom para o futebol brasileiro que passa a ter um treinador total em vez de um outro, ocasional. O currículo de ambos é incomparável, apesar dos títulos internacionais de Dunga. Com Tite, o "vamos, vamos" continua, mas apenas como incentivador de atletas e não como um apelo desesperado de quem não tem opções táticas a propor.

É muito bom para a camarilha que comanda a CBF. Ao escolherem o técnico que é quase unanimidade nacional, ficam longe das críticas. Se tudo der errado, pode-se dizer: "não temos culpa, nossa escolha era acima de qualquer suspeita". Foi o que fizeram ao demitirem Mano. Colocaram Parreira, o homem do tetra, e Felipão, o homem do penta, juntos. Mas eram treinadores ultrapassados. Tite, não.

Eu prefiro Cuca a Tite. Não estou dizendo que é melhor ou pior. É cultor de um tipo de futebol que a mí me gusta mucho. Mais rápido, mais agressivo, sempre em busca da vitória. Aquele Galo de 2013 era ótimo. Poucos teriam coragem de colocar Ronaldinho armando, Tardelli na direita, Jô no ataque e Bernard na esquerda. Muito ofensivo, diriam muitos. Tite, inclusive.

Mas o momento é de Tite. O Brasil está mal das pernas e de tabela também. É apenas o sexto colocado. É hora de ser mais cauteloso, montar o time desde a defesa, ser compacto, harmônico, hora de e-qui-lí-brio. Hora de Tite.

E, quem quiser conhecer bem o novo treinador da seleção brasileira, leia o livro da amiga Camila Mattoso. Ali, é possível ver um perfil muito bom de Tite, saber de suas decisões, superstições e muito de seu lado familiar. Apenas um defeito: não conta qual é a receita da sopa de frango com molho de dona Ivone, a mãe de Tite. (ATENÇÃO, É IRONIA, É BRINCADEIRA).

A lamentar a maneira como o Corinthians foi tratado nessa questão. A saída de Tite foi anunciada pelo presidente Roberto Andrade. Ele denunciou o modus operandi da CBF. Tratou diretamente com o treinador, sem um único aviso ao Corinthians. Portou-se como um concorrente e mostrou sua verdadeira face. Uma entidade oportunista, que vive de sugar os clubes. Pede tudo e não dá nada.

Tomara que a revolta não passe e que Roberto Andrade passe a enfrentar os desmandos da entidade que tem a coragem de nos presentear Walter Feldman à noite falando de ética. Assustador.

picadinho

1) PALMEIRAS SOFRE COM A LEI DO EX ELEVADA AO CUBO – Quem é que não sofreu gol de ex-jogador? O Palmeiras perdeu dois pontos com gol de um ex que ainda não é ex. Leandro, emprestado ao Coritiba, empatou o jogo aos 48 minutos do segundo tempo. Um belo gol do jogador que prometeu ser e não foi. De bom, a liderança provisória. E mais um gol de Cristaldo, o pequenino argentino que está sempre presente em momentos importantes. Tem lugar no coração da torcida.

PONTECAMISA2) CADÊ A FAIXA, MACACA? – Na vitória da Ponte sobre o Furacão, um belíssimo gol de Reinaldo, que tem feito partias muito boas pela Macaca. Mas o que me chamou a atenção foi a camisa da Ponte. A faixa transversal, tão bonita, tão preta, tão tradicional, está lá, mas de forma esmaecida, apagada…Uma modernidade que me cai tão mal. Eu me confesso um tradicionalista. Em matéria de uniformes, sou mais ortodoxo que rótulo de maisena. Senti a mesma decepção de quando vi a camisa do Peru, com a faixa minúscula, ao contrário da antiga, vermelha e linda. Gosto é gosto, mas o rompimento com as tradições é falta de gosto. No mesmo pacote, entra a camisa do Vitória, com as faixas horizontais negras perdendo forma e intensidade.

3) GUARDA A BOLA, SASSÁ – O garoto Sassá fez os três gols da vitória do Botafogo contra o Coelho. E, feliz da vida com sua tripleta, levou a bola para casa. Fez muito bem. Não é fácil fazer três gols em um jogo. Ele fez e ajudou o time a ter um pouco de fôlego na briga contra o rebaixamento. Comemora, Sassá.

4) VALE A PENA? Etiene Medeiros, uma das melhores nadadoras do Brasil foi pega no antidoping e pode ficar fora da Olimpíada. Não quero julgar a atleta, mas fico com a impressão que o Brasil está trilhando um caminho perigoso na luta por medalhas olímpicas.

5) SINALIZADOR – Há muitas maneiras de se reagir diante de uma adversidade. Cuca se especializou em reclamar de arbitragem. Contra o Coxa, foi além. Culpou a torcida do Palmeiras. É fácil falar de sinalizador, depois de trocar um atacante de lado de campo, arma letal de contra-ataques por um zagueiro. Trouxe o Coritiba para seu campo. Foi um erro dele. Não do sinalizador.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.