Topo

Menon

Timão recusado é revolução. A besteira de Del Bosque. Picadinho do Menon

Menon

18/06/2016 06h00

Quatro mosqueteiros recusaram o convite para dirigir o Corinthians. Algo impensável. Algo que pode ser indicativo de uma mosqueteirorevolução no futebol brasileiro. A mudança já começou no perfil procurado pelo campeão brasileiro. Nada de medalhões. Quando um treinador cai, sempre aparecem nomes e nomes. E nem assim, alguém cogitou Vanderlei Luxemburgo. Não se falou em Murici Ramalho. Houve algum rumor sobre Osvaldo e Abel Braga, mas parou por aí.

O Corinthians tentou ousar. O primeiro nome buscado – ainda que não oficialmente – foi o de Roger, que, mesmo sem títulos e acumulando eliminações, tem feito um trabalho muito elogiado no Grêmio.

E os outros nomes?

Silvinho, criado no clube, auxiliar de Tite e de Mano e atualmente na Internazionale, também como auxiliar. Nome novo, sem vícios, uma aposta no futuro.

Não quis. Preferiu acabar o curso de treinador da Uefa. Apostou no conhecimento e não na aventura – aventura não é, necessariamente, algo ruim – de dirigir o Corinthians.

Fernando Diniz – apontado como a grande novidade no futebol paulista nos últimos anos. Treinador arrojado, que aposta em conceitos táticos e técnicos modernos e que nunca dirigiu um grande.

Não quis. Preferiu levar o Oeste ao título da Série B.

Eduardo Batista – já trabalhou no Corinthians como auxiliar do pai, Nelsinho Batista, fez bom trabalho no Sport e fracassou no Fluminense.

Não quis. Jurou lealdade à Ponte, que o contratou após demitir Gallo, que fazia ótimo trabalho. Algo semelhante com o que ocorreu com o pai, contratado após a demissão de Estevam Soares, que também fazia bom trabalho na Ponte.

Então, o que temos?

Um clube gigante, atual campeão brasileiro, apostando em novidades. Buscando treinadores em início de carreira, correndo de medalhões e de vícios.

E, ao mesmo tempo, essas novidades todas recusando a honra de dirigir o Corinthians em nome da manutenção de um contrato já assinado e, no caso de Silvinho, no conhecimento acadêmico.

Se novidades assim deixarem de ser novidades, teremos uma revolução no futebol brasileiro.

picadinho

1) IGNORÂNCIA DE VICENTE DEL BOSQUE – O treinador da Espanha afirmou que não conhece Tite, o novo treinador do Brasil. É uma ignorância atroz. Tite foi campeão do mundo derrotando o Chelsea, campeão europeu. Del Bosque não acompanhou o Mundial de 2012? Caso não tenha visto, não foi ver depois, não foi atrás da novidade? Ou da zebra, que seja! Del Bosque é um treinador acima de dúvidas. Ganhou um Mundial e duas Eurocopas. Mas, se conhecesse o trabalho de Tite, não levaria 5 da Holanda no Mundial-14.

isinbaieva2) A IAAF ANUNCIOU A SUSPENSÃO DO atletismo da Rússia na Olimpíada do Brasil. Uma suspensão muito dura contra uma federação que apoiou – ou pelo menos, nada fez contra – um doping sistemático. Não é um caso isolado ou outro. À primeira vista, parece justo, mas…e os atletas que nada fizeram? Que estão limpos? Em nome da dureza e da moralidade, vai se punir os limpos? Pode ser um tiro pela culatra. Em vez de os sujos resolverem ficar limpos, talvez os limpos comecem a recorrer ao doping. Afinal, não são todos iguais. A punição para todos me parece mais um murro na mesa, mais um desabafo do que algo prático e que dê resultados. Yelena Isinbayeva, grande nome do salto com vara, denunciou o caso como violação dos direitos humanos e prometeu recorrer em todas as instâncias. Talvez possa competir com uma bandeira neutra. Isinbayeva é muito ligada a Putin e não é muito ligada a direitos humanos, não. Ela se recusou a aceitar punições aos russos por comportamentos homofóbicos na Olimpíada de Inverno de Sochi.

3) MICHAL BRADLEY, CAPITÃO DOS EUA, usou uma braçadeira com as cores do arco íris durante a partida contra o Equador, na Copa América. Era uma homenagem, lembrança, protesto, não sei, em relação ao atentado homofóbico que matou dezenas de pessoas em uma boite gay em Orlando. Uma atitude linda e comprometida que deveria deixar mais envergonhado ainda os que gritam biiiiiiiicha quando o goleiro adversário vai bater um tiro de meta.

4) EUROCOPA É TRISTE PARA OS VIRA-LATAS – Briga entre hooligans, sinalizadores jogados dentro do campo, buscando acertar jogadores, jornalista brasileira Sonia Blota sendo agredida, torcedores jogando pedras para crianças refugiadas brincarem de futebol….A Eurocopa está perdendo de goleada, em termos de organização, para a Copa do Brasil. É triste ver que não só aqui as mazelas humanas afloram. Bem, para mim não é novidade…

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.