Topo

Menon

Abílio Diniz vai ao Conselho e defende divisão do poder no São Paulo

Menon

19/09/2016 19h59

O empresário Abílio Diniz está apresentando hoje no Conselho Deliberativo do São Paulo suas propostas para o novo estatuto do clube. Sua proposta é dividida em quatro itens: Gestão profissional e eficiente, Maior participação dos conselheiros na gestão, Inclusão dos sócios no acompanhamento da gestão e Processo de profissionalização.

A principal e mais impactante ideia é a da criação de um Comite Executivo (Comex), eleito pelos conselheiros e que teria o poder de indicar o presidente do clube. O Comitê seria formado por nove ou 11 membros, eleitos pelos conselheiros. Cada conselheiro votaria em nove ou onze pessoas. As mais votadas formariam o Comitê. E o comitê elegeria o presidente. Ele precisaria ser referendado pelos sócios

Assim, Abílio acredita que todas as correntes políticas do clube estariam presentes na diretoria executiva. Sem trocas de favores. E o presidente teria um respaldo muito grande, por ter sido eleito por todos os "partidos" que existem no São Paulo. Seria uma gestão mais democrática e que diminuiria a divisão no clube, além de mais controle e fiscalização.

Os sócios continuarão elegendo os conselheiros e o Conselho Fiscal.

O clube seria dirigido pelo presidente eleito pelo Comex, juntamente com uma Diretoria Executiva, com três a oito membros. Seriam profissionais de mercado, com total conhecimento da área que fossem dirigir. Os membros da Diretoria Executiva não podem fazer parte do Conselho Deliberativo ou do Comex.

Nada muda na estrutura social do clube.

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.