Topo

Menon

Acabou!!! Volta, mata mata

Menon

12/12/2016 05h28

matamataO Brasileiro acabou, com o Palmeiras reserva em campo. Com o Grêmio reserva em campo. Mas os pontos corridos não são a garantia de que todos os jogos valem? Não é esta a tese que se vende desde 2003. Uma tese que eu sempre defendi. Cansei. Volta, mata mata.

Outra razão para os pontos corridos: a justiça prevalece. Mas, que justiça? Nos últimos anos, sempre há acusações de entrega de jogo. O São Paulo acha que o Corinthians entregou para o Flamengo, com Felipe estático na cobrança de um pênalti. O Corinthians reclama do São Paulo, goleado pelo Fluminense em casa. A torcida do Palmeiras vaiou seu goleiro Deola por jogar bem em um jogo em que a derrota verde faria muito mal para o Corinthians.

E assim vai. Há várias e vários casos.

matamata2E que justiça há em um campeonato em que Corinthians e Flamengo ganham muito mais dinheiro do que outros times. Não há regras. Não há, como na Inglaterra, uma parte fixa e uma parte proporcional à posição no último campeonato. Não há meritocracia. Há livre comércio. Quem pode mais, ganha mais. Pode até ser uma justiça comercial, mas baseada em número de torcedores e audiência e não em aspectos futebolísticos. Então, esta justiça "comercial" cria uma injustiça futebolística.

O terceiro motivo da minha conversão é a saudade de jogos memoráveis. Jogos que ficam na História. Pontos corridos não são assim. Pontos corridos é a sagração do papai e mamãe.

Adeus justiça que não existe. Quero emoção. Quero mata mata.

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.