Topo

Menon

Ceni não é Midas. Leco precisa ajudar

UOL Esporte

14/01/2017 15h15

reimidas
Eu já tive alguns ídolos no futebol, mas faz tempo que abdiquei dessa emoção. Ter  um ídolo é pressupor que a pessoa não erra. E ninguém no mundo tem essa qualidade.

Então, o que escrevo é baseado no que vejo, leio e penso. E eu tenho solidificado a percepção que a escolha de Rogério Ceni como treinador do São Paulo foi um grande acerto do presidente Leco. Talvez o maior.

Em entrevistas dadas ontem, ficou marcada como Ceni está preparado. Ou melhor, como está se preparando. Quem está preparado, estaciona. Que está se preparando, está em evolução.

Ele dissecou, em conversa com o Mauro Cezar Pereia, o estilo de Conte no Chelsea. Depois, falou de outros times. Falou do São Paulo e mostrou muita segurança.

Gostei quando ele falou da necessidade de versatilidade dos jogadores. Entre o que ele falou ontem e outros dias, é possível ver que ele vislumbra novidades na escalação.

A seguir:

Wesley – pode ser lateral, ala, volante e meia

Breno, Lucão e Lyanco – podem ser zagueiros e volantes

Foguete – lateral, volante ou participante de uma linha de três pela direita

Buffarini – lateral na direita, na esquerda, volante ou participante da linha de três, pelos dois lados.

Bruno – lateral ou ala

Cícero – volante, meia ou segundo atacante

Chávez – Centroavante e segundo atacante.

Ceni foi falando das várias possibilidade até que citou Lugano e Giberto. "São dois jogadores específicos, o Lugano na linha de três, como sobra e o Gilberto, que é nove, nove, nove".

E é aí que o bicho pega. Gilberto é o único centroavante do elenco. Ceni nem levou Pedro para os treinos na Florida, o que indica um possível empréstimo.

E como Ceni é bom, mas não é Midas, aquele que transformava em ouro tudo o que tocava, precisa de ajuda. Precisa de um outro centroavante.

Se for o Calleri, o time teria um grande salto técnico. Se não for, que seja alguém que possa ao menos revezar com Gilberto. Caso contrário, Ceni terá de lançar mão de um esquema sem centroavante, o tal "falso nove". E quem fez isto muito bem na base foi Shaylon.

Leco, que acertou com Ceni, precisa lhe dar ferramentas para que o trabalho saia bom. Precisa achar um bom centroavante.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.