Topo

Menon

Messi caminha para os mil gols. Será?

Menon

18/04/2017 08h54

Sergio Levinsky é um grande jornalista argentino, residente há muitos anos na Espanha. De lá, viaja para toda Europa. Está presente em todas grandes competições internacionais. Todas. E acompanha de perto a carreira de Lionel Messi. Ele apresentou dados que comprovam a proximidade do milésimo gol de Messi. As informações foram buscadas em publicações dos clubes que ele defendeu.

Messi tem, segundo Levinsky, 967 gols assinalados em 1059 jogos, o que dá a média estupenda de nove gols em cada dez jogos. O milésimo pode vir ainda este ano.

Um olhar mais aprofundado, porém, coloca em dúvida até a possibilidade de se chegar, um dia, ao milésimo gol. As dúvidas:

1- Messi jogou no Newels Old Boys, de Rosário até os 12 anos de idade. Como confiar em uma marcação correta de gols e jogos feitos? E, mesmo se estiver correto, vale a penas somar gols de uma criança no início do sonho da vida em uma contagem de gols de um atleta profissional? Se for assim, TODOS os jogadores do mundo receberão um grande bônus em suas contagens. O empresário Wagner Ribeiro, em 2008, forçava a escalação de Lulinha, sob o argumento de que ele teria mais de 200 gols na base.

2 -Partidas festivas não são jogos oficiais. São encontros do tipo Amigos de Messi x Amigos de Iniesta, com número ilimitado de substituições. Uma brincadeira, não é um jogo oficial.

3 – Os gols marcados na base do Barcelona ou nas seleções menores da Argentina constituem uma anotação muito mais confiável do que os feitos no NOB, mas, mesmo assim, devem ser considerados como parte de uma carreira profissional?

A favor de Messi, é preciso dizer que há inconsistências também na relação de mil gols de Pelé, Romário e de Túlio. Na de Pelé, estão gols marcados pela seleção do exército em jogos militares. Romário conta 77 gols pela base do Vasco e 21 em jogos comemorativos. A contagem de Túlio tem remete a dúvidas ainda maiores. Ele diz ter feito 40 gols pelo Upjest, mas o clube húngaro confirma apenas cinco. Ele conta 24 pelo Jorge Wilstermann, que aponta nove.

O número mais confiável de gols de Messi é 588 em 738 jogos, o que dá uma média de oito gols em cada dez jogos. Além disso, tem 277 assistências em 689 jogos pelo Barcelona e pela seleção principal da Argentina.

Um gênio. Um nome para a História. Independentemente de fazer ou não mil gols.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.