Topo

Menon

"Tabela é feita para dar título ao Flamengo", diz engenheiro especialista

Menon

10/05/2017 14h05

Horácio Nelson Wendel é engenheiro e matemático. É especialista em confecção de tabelas para campeonatos de futebol. Trabalhou para a CBF de 2001 a 2003 – "o campeonato tinha 28 clubes, depois 26 e só eu poderia fazer a tabela, porque no mundo inteiro havia uma barbaridade dessas" – e é um crítico constante do que foi feito após sua saída.  A tabela do Brasileiro de 2017 é considerada por ele, como um fator decisivo para a conquista do título. "Ela é feita para ajudar o Flamengo. Não tem dúvidas. E o Corinthians é o segundo time mais favorecido, mas nada como o Flamengo".

Abaixo a entrevista:

Por que o senhor diz que a tabela é feita para o Flamengo ser campeão?

Eu tenho 27 critérios científicos para a construção e uma tabela (leiam ao final da matéria). A tabela da CBF tem 73 erros. Um critério importante é não fazer três jogos seguidos em casa e nem três jogos seguidos fora. E o Flamengo tem dois períodos favoráveis. Da rodada sete até 13, ele faz seis jogos no Rio e apenas um. O critério dos três jogos é quebrado duas vezes, nas rodadas 7,8,9 e 11,12,13. E tem o segundo período, das rodadas 21 a 25

Vamos falar desse período e depois passamos para outro. Na rodada 7, o Flamengo pega Ponte Preta em casa, na oitava rodada, o Fluminense (mando do Flu), na nona, recebe a Chape, na décima, visita o Bahia, na 11ª, recebe o São Paulo, na 12ª, visita o Vasco e na 13ª, recebe o Grêmio. Não há três jogos em casa.

Aparentemente, não. Mas clássico no Rio, sem torcida única não tem visitante. São seis jogos seguidos, em que o Flamengo sai apenas contra o Bahia. Dos seis jogos, cinco são no Rio. Olha a sequencia toda: Ponte Preta, Fluminense e Chape, no Rio. Sai para pegar o Bahia. Depois, São Paulo, Vasco e Grêmio, tudo no Rio.

No segundo período, citado pelo senhor, o Flamengo joga contra contra Atlético-MG (casa), Atlético-PR (casa), Botafogo (f), Sport (c) e Avaí (f). Não há três jogos seguidos em casa.

É o mesmo conceito do outro período. O Botafogo no Engenhão é campo neutro. São cinco jogos seguidos no Rio. Então, são dois períodos de 12 jogos em que o Flamengo sai do Rio apenas uma vez.

Mas, professor, o Brasileiro é turno e returno. Não fica tudo igual no final?

Não é assim. Nesse segundo período, ele vence vários jogos e deslancha para o resto do campeonato. Por que não foi feito isso para Avaí, Ponte Preta ou Atletico Goianiense? Por que foi feito para o Flamengo?

Em entrevista à Gazeta do Povo, Horacio Nelson apontou ainda o Corintians sendo favorecido no segundo turno, com uma sequencia de quatro jogos em São Paulo, entre as rodadas 11 a 14, contra Botafogo, Ponte Preta, Palmeiras (fora) e Atlético-PR, No returno, entre as rodadas 21 e 25, ele também vê facilidade para o Corinthians. Os jogos são contra Vitória, Atlético Goianiense, Santos (f), Vasco, São Paulo (f),

São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Santos, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Sport, Ponte Preta são os times que não farão três

partidas seguidas fora de casa e nem duas partidas seguidas em casa.

Os outros erros apontados por Horácio Nelson Wendel são os seguintes:

  • O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 3-4-5
  • O Fluminense joga 3 vezes seguidas no Rio De Janeiro nas rodadas 27-28-29
  • O Atlético joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 2-3-4
  • O Bahia joga 3 vezes seguidas em Salvador nas rodadas 10-11-12
  • O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 8-9-10
  • O Vasco joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 30-31-32
  • O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 12-13-14
  • O Botafogo joga 3 vezes seguidas no Rio de Janeiro nas rodadas 26-27-28
  • O Cruzeiro joga 3 vezes seguidas em Belo Horizonte nas rodadas 10-11-12
  • O Coritiba joga 3 vezes seguidas em Curitiba nas rodadas 21-22-23
  • O Atlético-MG joga 3 vezes seguidas em Belo horizonte nas rodadas 29-30-31
  • O Vitória joga 3 vezes seguidas em Salvador, nas rodadas 29-30-31

 

Abaixo, os 27 critérios usados pelo matemático para a confecção de tabelas. Estes critérios compõe um software com proteção autoral na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

1) Nas 2 primeiras rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.2) Nas 2 ultimas rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

3) Quem joga a primeira partida do campeonato em casa, joga a ultima partida do campeonato fora de casa, e vice versa.

4) Quem joga em casa na ultima rodada do turno, joga fora de casa na primeira rodada do returno, e vice versa.

5) Nas 2 primeiras rodadas, não há clássicos locais.

6) Nas 2 ultimas rodadas, não há clássicos locais.

7) Em cada turno, cada clube joga 9 vezes em casa, 9 vezes fora de casa, e o clássico local ou regional.

8) Em cada turno no Rio e São Paulo com 4 clubes, cada clube joga 8 vezes em casa, 8 vezes fora de casa, e os 3 clássicos locais.

9) Em cada rodada, em cidades ou regiões com 2 clubes, um clube joga em casa, e outro clube joga fora de casa.

10) No Rio e São Paulo, em cada rodada, 2 clubes jogam em casa e outros 2 clubes jogam fora de casa.

11) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo no sábado e 1 jogo no domingo.

12) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo na quarta feira e 1 jogo na quinta feira.

13) Sempre em 2 rodadas seguidas, 2 clubes de uma mesma cidade ou região, recebem e visitam 2 clubes de uma outra mesma cidade ou região.

14) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas em casa.

15) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas fora de casa.

16) Nas rodadas dos clássicos locais, um clube joga em casa na rodada anterior ao clássico, e antes disso, fora de casa. O outro clube joga em casa na rodada posterior ao clássico, e depois disso, fora de casa. Para esse efeito, os 2 clubes do clássico local jogam em casa.

17) Os 15 clássicos entre os 6 maiores clubes do Rio e São Paulo, são distribuídos 1 clássico por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

18) Os 45 clássicos entre os 10 maiores clubes do Rio – São Paulo – Belo Horizonte – Porto Alegre, são distribuídos 3 clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

19) Os 3 clássicos de cada rodada de fim de semana, são disputados 1 no sábado, 1 no domingo, 1 na segunda feira.

20) Os 3 clássicos de cada rodada de meio de semana, são disputados 2 na quarta feira em horários diferentes,e 1 na quinta feira.

21) Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam o maior numero de jogos possíveis, contra os 6 piores e os 4 novos admitidos da Serie B.

22) Nas 9 ultimas rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam entre si em busca do titulo o maior numero de partidas possíveis, os 10 piores jogam entre si para fugir do rebaixamento o maior numero de partidas possíveis, e melhores contra piores jogam o menor número de partidas possíveis.

23) Nos 20 primeiros domingos do campeonato, sempre haverá uma partida as 11 horas da manhã, nunca clássico local.

24) Cada clube joga 2 vezes as 11 horas, 1 vez em casa e 1 vez fora de casa.

25) Na ultima rodada 38, todos os jogos são realizados domingo no mesmo horário.

26) Nenhum clube joga 2 partidas seguidas com intervalo inferior a 72 horas.

27) A sequencia de adversários de cada clube no returno, é a mesma sequencia do turno.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.