Topo

Menon

Copa América em lindas fotos

Menon

12/08/2019 07h28

SOY LOCO POR TI AMÉRICA

 

Exposição organizada pela ARFOC-SP irá mostrar 57 fotografias de 39 profissionais que trabalharam na cobertura da Copa América realizada no Brasil.  Abertura será na próxima segunda-feira, 12/08 às 19:30, no Espaço Cultural Conjunto Nacional em São Paulo com entrada gratuita.

 

A IMAGEM DA NOSSA PAIXÃO

 

O Brasil viveu doze anos de convívio com os grandes eventos. Desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, passaram pelo país alguns dos atletas mais importantes e influentes do planeta. De Usain Bolt a Lionel Messi, de Cristiano Ronaldo a Michael Phelps. O último capítulo da década em que o Brasil poderia ter se sentido primeiro mundo foi a Copa América.

Tudo passou pelas lentes dos mais brilhantes repórteres fotográficos e cinematográficos do país. A ARFOC-SP já mostrou em imagens cenas incríveis em livros fantásticos publicados. Agora é a vez do torneio sul-americano de futebol, justamente na edição que marcou os cem anos da primeira conquista do futebol brasileiro, em 1919.

De Friedenreich a Neymar, a história do esporte deste país foi contada através da fotografia. Pois na primeira conquista da seleção sem Neymar, depois de sua chegada à elite, as lentes tinham de estar por perto para retratar a ansiedade, angústia e paixão de um povo que ama futebol, mas não vence uma Copa do Mundo há quase duas décadas.

Uma festa que começou no Morumbi, na noite de sexta-feira 14 de junho, e viajou pelo país até alcançar o Maracanã, na magnética tarde de 7 de julho. A seleção brasileira, a mais vencedora do planeta, não pisava no maior templo do país do futebol havia sete anos. Um convite a mais cliques devastadores que radiografam o espírito de quem está em campo, a alma de quem vive nas arquibancadas.

Em vinte dias, o Brasil teve mais uma vez a chance de ver um desfile de jogadores de um nível que as gerações mais jovens aprenderam que só é possível ver pela televisão ou pagando caro por uma passagem de avião para assistir aos jogos de Champions League, Premier League ou Campeonato Espanhol. 

Nesta obra, você perceberá que é possível ir ainda mais longe e conhecer de perto o suor de cada grande atleta do continente em detalhes que só os grandes fotógrafos são capazes de apresentar. Num tempo em que se pensa que os livros, jornais e revistas estão em extinção, é bom ver que os trabalhos de alta qualidade sobrevivem ao tempo. Como esta exposição nos mostra.

Perceber que uma imagem continua valendo mais do que mil palavras e que, em tempos de tiroteios de fake news, a informação é, a cada dia que passa, a coisa mais moderna que existe neste mundo.

 

Texto: Paulo Vinícius Coelho (PVC), jornalista e comentarista da Fox Sports.

 

AUTORES


Alan Morici

Ale Frata

Ale Vianna

Alex Silva

Alexandre Schneider

Amanda Perobelli

Anderson Rodrigues

Antonio Cicero

Bruno Ulivieri

Carla Carniel

Celio Messias

Erik Teixeira

Esdras Martins

 

Fernando Roberto

Flavio Florido

Flavio Hopp 

Francisco Stuckert

Gil Guzzo 

Guilherme Dionizio

Heitor Feitosa

Jales Valquer

Leco Viana

Léo Barrilari

Léo Pinheiro

Marcello Fim

Marcelo Machado de Melo

 

Marco Galvão

Marcos Ribolli

Marlon Costa

Paulo Pinto

Ricardo Fernandes

Ricardo Moreira

Rodolfo Buhrer

Rogerio Capela

Rubens Chiri

Sergio Neves

Thiago Bernardes

Thiago Calil

Wander Roberto

SERVIÇO

 

EXPOSIÇÃO:

SOY LOCO POR TI AMÉRICA – Mostra Fotográfica sobre a Copa América Brasil 2019

 

ABERTURA:

12 de agosto de 2019 às 19:30

 

PERÍODO:

De 12/08/2019 à 31/08/2019 com Entrada gratuita. 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.