Blog do Menon https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no Uol, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros. Mon, 19 Nov 2018 13:07:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Decisão de Vital deve ser respeitada https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/19/decisao-de-vital-deve-ser-respeitada/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/19/decisao-de-vital-deve-ser-respeitada/#comments Mon, 19 Nov 2018 13:07:27 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11431 Tenho muitos amigos corintianos. Dois deles tiveram reações opostas ao fato de Matheus Vital não comemorar o gol que marcou contra o Vasco, seu ex-time.

Fernanfo argumentou que o gol era importantíssimo para o clube e a torcida e que ele deveria comemorar. Se está com saudades, se está triste porque fez o gol, que volte para o Vasco.

Moacyr, o engenheiro Pinduca, elogiou Vital, a quem chamou de grande homem. Mostrou respeito ao Vasco, o clube que o revelou e que lhe deu tudo na vida.

Tudo mesmo. Aos nove anos, Matheus Vital viu a mãe ser assassinada em um assalto. “O Vasco fez tudo por mim. Colocou uma psicóloga 24 horas ao meu lado”, disse, quando chegou ao Corinthians.

O que eu acho? Fico balançado com os dois argumentos, mas a questão aqui é outra. Eu, como jornalista, tenho o direito de julgar a decisão dele? Uma questão de foro íntimo, uma decisão tomada sob emoção? E com variáveis que eu nem conhecia, como o assassinato da mãe?

Sinceramente, acho que não é minha função. Não é meu direito. Convivi profissionalmente com grandes jogadores a quem considero seres humanos desprezíveis. Gênios da bola que não reconheceram filhos, por exemplo. Quando analisei suas atuações, nunca pensei nas divergências morais que tinha com eles.

Falar de futebol já não é fácil. Imagina ser juiz de comemoração alheia.

 

]]>
10
São Paulo mais agradável de ver https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/18/sao-paulo-mais-agradavel-de-ver/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/18/sao-paulo-mais-agradavel-de-ver/#comments Sun, 18 Nov 2018 23:14:49 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11429 O São Paulo não se tornou um grande time de uma hora para outra. Mas permitiu ao seu torcedor respirar durante o jogo. Antes, com Aguirre, a angústia era total, mesmo quando o time estava vencendo. Era um jogo estritamente de resposta, fechado atrás e apostando em contra-ataques com Everton e Rojas. Quando perdeu os dois, a queda foi muito grande.

Contra o Cruzeiro, com Jardine, foi diferente. O time mostrou variação tática. Não havia três volantes. Não havia dois homens espetados nas pontas. Ele colocou Shaylon desde o início, formando uma dupla de meias com Nenê. Os dois foram bem. Nenê melhor, flutuando bastante. Shaylon mostrou participação efetiva no jogo. Não foi o cara desligado de outras partidas. Mostrou que pode ser um jogador com futuro no São Paulo e não no Portimorense, onde está Lucas Fernandes.

Ao desistir do jogo de contra-ataque, o São Paulo passou a ter mais posse de bola e mais variedade de ataque. Criou jogo também pelo meio, não apenas com cruzamentos. Aos 38 minutos, foi possível ver o São Paulo pressionando a saída de bola do rival. Algo impensável ha pouco tempo.

Ainda há o que melhorar. E muito. Diego Souza e Nenê, juntos, têm 70 anos. Difícil manter o ritmo até o final. Sempre há uma queda de rendimento que traz muitas preocupações.

Pena que a contusão de Reinaldo tenha queimando uma substituição, o que impediu a entrada de um garoto a mais. Anthony poderia ter mais um pouco de experiência já visando o próximo ano.

]]>
5
Corinthians, quase livre, precisa planejar o futuro https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/18/corinthians-quase-livre-precisa-planejar-o-futuro/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/18/corinthians-quase-livre-precisa-planejar-o-futuro/#comments Sun, 18 Nov 2018 11:59:50 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11426 Enfim, o Corinthians ajudou o Corinthians. Venceu o Vasco e ficou bem perto da salvação. Uma vitória fundamental, pois até então, as alegrias vinham apenas de resultados ruins de outros ameaçados.

Foi assim com a derrota do Vitória em casa. E pode continuar sendo no domingo, com Chape visitando o Grêmio e o Ceará indo ao Rio lutar contra o Fluminense.

Enfim, seja com seus poucos méritos ou com a ruindade ainda maior dos rivais, o Corinthians precisa reagir.

Como?

Contratando bem. Há bons jogadores que não custam caro. Olhar para a base. Cobrando desempenho dos analistas de desempenho. Os douglas, os rogeres, os arais e quetais são imperdoáveis.

O que não pode é fazer cortina de fumaça. Não pode o Rosenberg falar em planos mirabolantes e soltar piadas contra os rivais, como forma de esconder sua incompetência.

O que não pode é Andrés questionar desmanche e prometer o naming rights que deveria ter conseguido há cinco anos.

Pé no chão, Corinthians. Trabalho duro, sem grosseria, sem marquetagem ou mentira. Trabalho duro porque o buraco é fundo.

]]>
13
Brasil pragmático vence sem brilho https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/16/brasil-pragmatico-vence-sem-brilho/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/16/brasil-pragmatico-vence-sem-brilho/#comments Fri, 16 Nov 2018 22:13:28 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11424 Alguns apontamentos sobre Brasil 1 x 0 Uruguai

Foi o quinto jogo após a Copa. Nenhum gol sofrido.

Partida muito disputada. Brasil venceu com gol de pênalti de Neymar. Pênalti indiscutível.

O pênalti foi a diferença.

Allan deu mais movimentação ao time. A fidsfideli de Tite a Renato Augusto é impressionante.

Neymar fez um bom jogo, nada mais. Mas fez uma jogada linda, na esquerda. Drible e passe cruzado para Richarlison.

Richarlison saiu do banco e substitutuiu Douglas Costa. Foi bem. Ganha espaço e deve estar na Copa América.

Firmino foi titular, Richarlison entrou e Gabriel Jesus ficou no banco.

Miranda foi ótimo.

Impressionante o trabalho tático de Cavani. Ataca e ajudou Mathias Suarez na marcação de Neymar.

 

 

 

 

 

 

]]>
6
Timão perde, mas ganha pontos https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/14/timao-perde-mas-ganha-pontos/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/14/timao-perde-mas-ganha-pontos/#comments Thu, 15 Nov 2018 01:55:58 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11422 O Corinthians perdeu por 1 x 0, mas ganhou pontos no Rio, em Salvador e em Recife. Os dois pontos que o Vasco perdeu no último lance do jogo, a virada do Bahia e o empate do Sport devem ser muito comemorados.

Como no clássico contra o São Paulo, o Corinthians teve um jogador expulso no último minuto do primeiro tempo. E novamente melhorou no segundo tempo, com muita dignidade.

O primeiro tempo foi do Cruzeiro. Foi bem melhor. No segundo, Jair tirou Danilo e colocou Thiaguinho. Romero passou a jogar como centroavante. E o Cruzeiro, de forma covarde, se retraiu. Ficou dependendo de contra-ataque e terminou com três volantes.

Agora, é ficar de olho em Chape x Botafogo. Alguma alegria ou sossego podem vir daí.

 

]]>
11
Salve o São Paulo, Raí https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/14/salve-o-sao-paulo-rai/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/14/salve-o-sao-paulo-rai/#comments Wed, 14 Nov 2018 12:32:05 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11417 Caro Raí

Você viu o filme “Onde a moeda cai de pé”? Espetacular. Mostra toda a grandeza do São Paulo. Mas, o que estou falando? Com certeza, já viu. Você é parte importante do filme. E está lá, com seus gols e com seu depoimento.

Com certeza, você se emocionou com os grandes craques que vestiram a camisa tricolor.  Friendereich, Leônidas e Zizinho. Os três foram os melhores do Brasil, cada um em sua época. Careca, o maior paceiro de Maradona. Rogério, o goleiro-artilheiro. Os Menudos. O seu São Paulo bicampeão mundial.

E o tri? Eu me lembro de você, lá no Japão, participando dos treinos com os jogadores. E, depois, na hora da festa, saindo de cena. Muito caráter. Ajudou, deu apoio, mas não aceitou ofuscar a festa dos outros.

Há uma tristeza escondida no filme. Reparou? Laudo Natel explica o jejum de 1957 a 1970 como uma opção para que não faltasse dinheiro para a construção do estádio. E, no final, há um corte no tempo. Lucas levanta a taça da Sul-americana e já temos a despedida de Rogério, com sua presença.

O último título e a despedida do ídolo. Jejum de 13 anos no Paulistão. Jejum de dez anos Brasileiro. E qual o ganho colateral? Nenhum.

Aí é que você entra, Raí. É preciso decifrar os motivos de tamanha decadência. O que aconteceu com esse clube. Mudança de estatuto e corrupção são mais efeito do que causa.

Para mim, a causa principal foi a ausência de grandeza. Deixaram de ser sonhadores, deixaram de pensar o futuro e preferiram o apequenamento e a arrogância. A conversa de Soberano é tão ridícula como contraproducente.

Raí, você chegou ao clube como uma brisa de ar fresco. Um tufão. Toda a esperança de renovação está em você. Renovação? Melhor dizer reconstrução.

Mesmo os críticos mais acerbos que te compararam com Eurico Miranda e que questionam a montagem do elenco de 2018, sabem que você pode acertar. Quem mais, se não você?

É preciso olhar a história.

O São Paulo, nos últimos 45 anos, com exceção de um breve período nos anos 80, teve goleiros de seleção brasileira: Waldir Peres, Gilmar, Zetti e Rogério.

Outro ponto recorrente na história do clube é o pensar grande. É a contratação de grandes jogadores. Leônidas, que fez a moeda cair de pé. Zizinho para o título de 57. Gérson, Pedro Rocha e Toninho para os anos 70. Careca, para orientar os Meninos. Raí, em 98. Toninho Cerezo para os Mundiais.

E contrações geniais, sem muito dinheiro, como Dario Pereira, Leonardo, Lugano…

Outra vertente? A base. Olha so: Rogério, Cafu, Jurandir, Dias, Nelsinho, Casemiro, Kaká e Silas; Muller, Serginho e Zé Sérgio. E muitos outros: Mauro Ramos, Bauer, Lucas…

Se a Bahia deu régua e compasso para Gilberto Gil, a História Tricolor deve ser seu guia.

Pegue a história nas mãos, Raí, e leve o São Paulo novamente ao seu destino glorioso.

Boa sorte.

Menon

 

 

]]>
19
Triste futebol brasileiro https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/13/triste-futebol-brasileiro/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/13/triste-futebol-brasileiro/#comments Tue, 13 Nov 2018 19:18:12 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11413 O futuro campeão brasileiro é o mesmo treinador que comandou o Brasil na mais vergonhosa derrota de todos os Mundiais. O mesmo, sem tirar e nem por. Cauteloso ao extremo e portador de velhas notícias táticas.

O dirigente de quem se esperava atitudes inovadoras no futebol brasileiro, demite um treinador a cinco rodadas do final do Brasileiro. Demite e não sabe quem será o próximo.

O Botafogo é obrigado a vender uma de suas revelações com mais possibilidades de estrelado para um time pequeno da Itália.

O clube que tem uma torcida imensa e fiel está encalacrado em dívidas oriundas, em grande parte, da construção de um estádio desnecessário para o futebol brasileiro. Para o futebol brasileiro, não para o clube.

Um jogador de 37 anos, em final de carreira e jogando mal sai de campo fazendo bico e demonstrando total desrespeito com o treinador e com a instituição que lhe paga muito bem.

O clube que tem a maior torcida do Brasil não consegue segurar uma revelação e faz negócio com a Itália com o campeonato correndo. Não consegue nem manter sigilo.

O clube que teve o maior jogador de futebol de todos os tempos, continua jogando em um estádio ridículo e propício para o arremesso de sandálias.

O país do futebol se rende ao grande clássico argentino, disputado em alto nível e sem violência.

Os grandes clubes continuam à mercê de uma entidade que foi sinônimo de corrupção. Não têm e nem procuram ter as rédeas de seu destino. Aceitam o que tem para hoje.

O treinador citado com novidade é demitido porque, como no trabalho anterior, seu time estava indo para o rebaixamento.

E o dirigente saudado como eficiente, vive vendendo fumo. Diz que seu time será campeão do mundo e terá grande torcida pela América do Sul, mas não consegue ter grande torcida nem na segunda cidade do seu Estado.

E segue o baile.

]]>
41
Pergunta para Raí https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/12/pergunta-para-rai/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/12/pergunta-para-rai/#comments Mon, 12 Nov 2018 20:37:35 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11411 Não pude participar da coletiva de Raí, a respeito da demissão de Aguirre.

“Você é o responsável pela formação do elenco do São Paulo. Não há reserva à altura para Bruno Peres, Rojas, Nenê e Everton. Trellez, Nenê, Jean e Diego Souza não são contratações que possam ser consideradas um sucesso total. Assim, você se considera responsável também pelo fracasso de Aguire?”

E vocês o que acham?

]]>
26
André Jardine é a melhor opção https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/12/andre-jardine-e-a-melhor-opcao/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/12/andre-jardine-e-a-melhor-opcao/#comments Mon, 12 Nov 2018 13:41:29 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11409 A efetivação de André Jardine como treinador do São Paulo para 2019 seria a melhor decisão a ser tomada por Raí. No mínimo, seria uma brisa de modernidade, Após comportar-se como um cartola das antigas na demissão de Aguirre.

Jardine tem muitas qualidades.

É um dos maiores vencedores nas categorias de base, atuando no São Paulo, Grêmio e Inter.

É adepto de um futebol agradável, com posse de bola, sempre buscando o ataque.

O São Paulo tem apostado nele. Foi integrado à comissão técnica permanente e esteve na Europa se atualizando.

Tem um conhecimento muito grande da base do São Paulo. Importantíssimo. Basta ver dois casos específicos.

1) Rojas só voltará a jogar no Brasileiro. Outro treinador pedirá um reforço. Jardine poderá fazer a transição definitiva de Helinho, Anthony ou até Caíque. Os dois primeiros são jogadores de futuro enorme.

2) Shaylon. O meia era destaque do sub-20. Ceni o tirou da Libertadores-17 para levá-lo ao profissional. Nunca rendeu bem. Com Jardine, pode se recuperar.

O que há contra Jardine?

O medo de que não tenha bagagem para comandar um grupo de veteranos? Bem, se não tem agora, aos 39 anos, não terá nunca.

O medo de “queimar” um treinador de futuro? Aí, eu me lembro da camisa de gola rolê que minha mãe me deu quando eu tinha 15 anos. Estava na moda. Mamãe não queria que eu usasse todo dia. Dizia que ia estragar. Então, cresci para cima e para os lados. E usei muito pouco.

Está na hora de Jardine. Se não der certo, ele seguirá a vida em outro clube. Vitorioso será, sem dúvida.

As outras opções são Mano Menezes e Abel. Mano está empregado e sua vinda custaria muito dinheiro. Abel não tem feito bons trabalhos.

O São Paulo precisa apostar no futuro. Jardine é o nome.

 

]]>
14
Raí age como Eurico Miranda ao demitir Aguirre https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/11/rai-age-como-eurico-miranda-ao-demitir-aguirre/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2018/11/11/rai-age-como-eurico-miranda-ao-demitir-aguirre/#comments Sun, 11 Nov 2018 23:21:33 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=11407 Raí se portou como um velho cartola só demitir Aguirre. Ao fazer isso, ele tira o corpo fora de seus próprios erros. Contratou Diego Souza, Trellez, Carneiro, Jean. Montou um time descompensado. E a culpa é só do treinador?

Raí não levou em conta também uma série de contusões musculares: Everton, Rojas, Luan…

É fácil demitir o treinador. Difícil é fazer Nenê se comportar profissionalmente.

Diego Aguirre é espetacular? O time jogou bem contra o Corinthians? Não e não. Mas uma demissão agora é precipitação total. Que se esperasse o final do ano.

Raí se comportou como um a mais.

]]>
92