Blog do Menon https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no Uol, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros. Mon, 25 Mar 2019 13:12:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Tite afasta seleção do torcedor https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/25/tite-afasta-selecao-do-torcedor/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/25/tite-afasta-selecao-do-torcedor/#respond Mon, 25 Mar 2019 13:12:58 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12247 É evidente que há um afastamento do torcedor brasileiro em relação à seleção brasileira masculina de futebol. Antes, convocações eram comemoradas. Hoje, são motivo de lamentação. O clube, e não a seleção são motivo de amor.

A CBF não ajuda. Não há jogos no Brasil. A seleção se reúne e joga sempre fora. Não houve um jogo de despedida antes da partida para a Copa.

O futebol apresentado é fraco. Ninguém ainda entendeu o que Taison e Fred foram fazer na Copa.

Tudo é motivo de afastamento.

E o treinador, como explica?

Ele usa termos que não esclarecem. E não entusiasmam. Penso nos meus amigos de Aguaí: Paulo Taça, Valdirzinho Garrincha Loiro, Dirceu Passarinho, Carlão Veterinário, Pipper e outros, aborrecidos com o empate com o Panamá e ouvindo termos como sinapse no último terço, clean sheet e externo desequilibrante…

Como ter simpatia por um time que ninguém vê, que empata com o Panamá e que tem um treinador que usa dialeto tático e que ainda não explicou sua estranha paixão por Fred e Taison?

 

]]>
0
Cotia acorda o São Paulo https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/24/cotia-acorda-o-sao-paulo/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/24/cotia-acorda-o-sao-paulo/#respond Sun, 24 Mar 2019 21:24:15 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12244 O São Paulo venceu após três rodadas, mas o mais importante foi que achou um time. Não é O time, um time definido, pronto para brilhar. Mas é um time, pela primeira vez no ano.

E a melhor partida do São Paulo foi a partir dos garotos da base. O meio-campo, enfim, teve dinâmica e velocidade. Burocracia passou longe. Luan, Liziero e Igor Gomes fizeram do São Paulo um novo time.

Igor Gomes fez dois gols de muito oportunismo. E tem mais Cotia. Antony foi muito bem, com seis das 21 finalizações do time.

Não é exagero dizer que o São Paulo poderia ter goleado, com duas bolas na trave e um pênalti não assinalado em Everton Felipe.

Mas, e sempre tem um mas – ou bem mais de um – quando se fala de São Paulo, o time caiu de produção. Não por acaso quando Igor Gomes e Liziero saíram. O Ituano melhorou com as entradas de Bassami e Gui Mendes e fez um gol que me pareceu mal anulado.

E fez outro que valeu, cabeçada do pequeno Morato. Um gol que coloca o bom Ituano na briga. Diante de um São Paulo que, embalado pelos garotos, parece ter acordado e saído de uma letargia que vinha desde o início do ano

Menon avalia São Paulo 2 x 1 Ituano no Paulistão

]]>
0
De Menon para a seleção brasileira https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/24/de-menon-para-a-selecao-brasileira/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/24/de-menon-para-a-selecao-brasileira/#respond Sun, 24 Mar 2019 14:00:19 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12236 O grande Ataulfo Alves fez um samba que reflete meu sentimento pela seleção brasileira.
Você passa e eu acho graça
Quis você pra meu amor
E você não entendeu
Quis fazer você a flor
De um jardim somente meu
Quis lhe dar toda ternura
Que havia dentro de mim
Você foi a criatura
que me fez tão triste assim
Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor
Tanta volta o mundo dá
Nesse mundo eu já rodei
Voltei ao mesmo lugar
Onde um dia eu encontrei
Minha musa, minha lira,
minha doce inspiração
Seu amor foi a mentira
Que quebrou meu violão
Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor
Seu jogo é carta marcada
Me enganei, nem sei porquê
Sem saber que eu era nada
Fiz meu tudo de você
Pra você fui aventura
Você foi minha ilusão
Nosso amor foi uma jura
Que morreu sem oração
Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor
]]>
0
Pituca joga muita bola https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/pituca-joga-muita-bola/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/pituca-joga-muita-bola/#respond Sun, 24 Mar 2019 00:27:28 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12241 No futebol de hoje, em que jogadores expuseram ao mundo a criatividade dos pais na hora do batismo e vemos nomes pimposos como Lucas Ramon, Yuri Alberto e Reginaldo Ofélio (esse eu inventei), atender por Pituca é a senha para a depreciação. Como se o maior de todos não fosse um tal Pelé, ex-Gasolina.

Pois Pituca joga muito. Em muitas posições. Em muitos lugares do campo. Basicamente, é um volante com boa saída de jogo. Vertical. Fez um gol na ponta-esquerda (bem anulado) e outro como centroavante.

É um dos símbolos do Santos de Sampaoli, intenso desde a reza no vestiário. Marcou em cima o primeiro tempo todo e roubou muitas bolas. O Red Bull jogou no mesmo estilo, mas com menos eficiência.

O segundo tempo foi menos intenso. Mesmo assim, o segundo gol do Santos saiu em um roubo de bola de Carlos Sánchez.

Foi um belo jogo.

O Santos de Pituca venceu.

]]>
0
Prass classifica o Palmeiras https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/prass-classifica-o-palmeiras/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/prass-classifica-o-palmeiras/#respond Sat, 23 Mar 2019 22:32:57 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12238 Fernando Prass defendeu o pênalti marcado pelo VAR e impediu que o Novorizontino fizesse 2 x 0 aos 13 minutos do segundo tempo. O primeiro gol havia saído no primeiro tempo em jogada que começou com mão na bola do jogador do Novorizontino. O VAR comeu bola.

A defesa do pênalti permitiu a reação do Palmeiras, que empatou oito minutos depois, passou a dominar o jogo e, mesmo não conseguindo a virada, tem todas as condições de carimbar a vaga na terça-feira.

O Palmeiras fez um primeiro tempo fraco, com Scarpa e Goulart apagados e com Bruno Henrique burocrático, mal deixando a defesa.

Lucas Lima foi a cara da mudança. Mais ritmo e dinâmica. E Arthur Cabral demorou 21 minutos para fazer seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras. E a batata de Borja está assando.

]]>
0
Tite faz história…do Panamá https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/tite-faz-historia-do-panama/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/tite-faz-historia-do-panama/#respond Sat, 23 Mar 2019 19:05:40 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12232

]]>
0
MAC vê São Paulo melhor que o Santos de Diego, Robinho, Elano.. https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/22/mac-ve-sao-paulo-melhor-que-o-santos-de-diego-robinho-elano/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/22/mac-ve-sao-paulo-melhor-que-o-santos-de-diego-robinho-elano/#respond Fri, 22 Mar 2019 19:23:50 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12222 Para o conselheiro Marco Aurélio Cunha, o São Paulo precisa apostar nos jovens. Assim terá possibilidade de ganhar o Brasileiro, como o Santos em 2002.

Mas o São Paulo não tem um Diego ou um Robinho, argumentei.

“O Antony é melhor que o Diego. Ele é genial. Vai ser um dos grandes do futebol brasileiro. O Helinho pode ser um Robinho, um Marcelinho. Eles precisam amadurecer um pouco, aprender a compartilhar o jogo. Precisam de estabilidade de alguns veteranos, que não sejam lentos”, disse.

A entrevista foi feita há alguns dias e não tocou no nome de Pato. Hoje, em entrevista à Fox, Marco Aurélio colocou-se contra a vinda do atacante.

Ainda comparando com o Santos, MAC vê Hernanes como Elano. “E nosso goleiro não é pior que Fábio Costa.

E já que o assunto é o Santos, ele cita também o time de Sampaoli. “Tem meninos fortes e rápidos. É o futebol que se joga hoje. Se não for assim, esquece. Quem compra jogador hoje? Só Palmeiras e Flamengo”.

Ele elogia a zaga do São Paulo, Léo Pelé e cita Liziero como grande jogador. “Tem uma base. Se o Leco apostar neles, se der confiança em vez de vender, o São Paulo disputa o título”.

]]>
0
Separação atrapalha Hernanes https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/22/separacao-atrapalha-hernanes/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/22/separacao-atrapalha-hernanes/#respond Fri, 22 Mar 2019 14:21:15 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12219 Jogadores que chegam da China para o futebol brasileiro sofrem com um déficit físico por conta da fragilidade da preparação física por lá. Pior ainda, se o jogador não está atuando.

É o caso de Hernanes, que era reserva no Hebei Fortune. Abaixo de seu potencial físico, já se lesionou duas vezes e talvez só volte em uma eventual participação do São Paulo nas semifinais do Paulista.

Leia também

Mas não é só isso. Hernanes também está sofrendo emocionalmente, desde que seu casamento de onze anos terminou em julho do ano passado. Érica Lima, sua ex-mulher, mora na Itália, com os quatro filhos: Ezequiel, Máximo, Lúcia e Angélica.

O problema foi detectado pela diretoria, que apoia o jogador e se sente aliviada pelo fato da tristeza não atrapalhar o comportamento exemplar de Hernanes, respeitado pelos companheiros e um ídolo para os mais novos.

Menon diz o que espera do São Paulo na fase final do Paulista

]]>
0
Luiz Noriega e Flávio Araújo, meus locutores favoritos https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/21/luiz-noriega-e-flavio-araujo-meus-locutores-favoritos/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/21/luiz-noriega-e-flavio-araujo-meus-locutores-favoritos/#respond Thu, 21 Mar 2019 22:41:49 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12216 O UOL esta escolhendo os maiores narradores da história do futebol brasileiro. Foi emocionante ver a lista toda. Bordões, gols inesquecíveis, a memória afetiva vindo à tona.

Tenho alguns favoritos. Um deles, Edson Leite, não está na lista, me parece. Ele narrou a Copa da Suécia. Tinha uma voz bonita. Falava assim: “O meu cronômetro maaarca..” e “Placar em Rassunda” (cidade onde o Brasil jogava). Ele narrava o “gol pra baixo”, ou seja, começava alto e ia baixando.

Fiori Gigliotti era poesia junto com futebol. Gostava muito de seu programa, o Cantinho da Saudade.

Osmar Santos era a revolução. Fogo no boné do guarda, tiruliruri, titulirurá…Quando Mirandinha fez um gol na volta só futebol, após fratura na perna, ele declamou um lindo poema: “Lutar quando é fácil ceder, é minha lei, minha questão…”.

Mas os meus narradores favoritos eram discretos, formais, narravam de terno. Luiz Noriega, pela TV Cultura, era  em cima do lance. Nem gritava gol. Me passava a impressão de ser bravo pessoalmente. Quando conversei com ele, uma vez, vi que não era nada disso. Uma pessoa muito cordial.

Flávio Araújo era marcante na Rádio Bandeirantes. Não tinha bordão, era sério e uma pessoa muito culta. Narrava as lutas de Eder Jofre, meu ídolo.

Minha avó me deu um rádio. Fui com ele para a escola. Queria ouvir a luta de Eder contra Masaiko Harada. De manhãzinha, na voz de Flávio Araújo. Os colegas se reuniram na quadra do Padre Geraldo Lourenço e sofremos juntos. Enforcamos aula e vimos, com a voz de Flávio Araújo, aquela derrota tão sofrida.

São meus favoritos. Gosto de todos. Um narrador de futebol é um amigo invisível.

 

 

]]>
0
Luan, jeitão de pedágio https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/21/luan-jeitao-de-pedagio/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/03/21/luan-jeitao-de-pedagio/#respond Thu, 21 Mar 2019 18:43:25 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=12212 A importante e necessária Lei Pelé deu poderes extraordinários para empresários. Eles montam e desmontam times. E, muitas vezes, vale o que é bom para eles e não para os times.

Foi o caso de Rodrigo Souto, que chegou ao São Paulo vindo do Santos, em troca com Arouca. Não foi fantástico, mas estava agradando até que seu empresário conseguiu uma transferência para o Japão. O São Paulo não queria, o jogador não queria, mas o empresário ganharia dinheiro. E lá foi o Souto.

Ninguém, até hoje, entendeu a contratação do chileno Nelson Saavedra em 2010. Fez zero partidas.

Há um consenso de que empresários cobram pedágio dos clubes. Para colocar um jogador bom, exigem outro. O Palmeiras tinha muitos jogadores de Eduardo Uram: Rafael Marques, Eric, Thiago Santos…e Roger Carvalho, zagueiro que praticamente não jogou.

A contratação de Luan, atacante do Vitória, tem jeitão de pedágio. O garoto, contundido, vem com contrato de empréstimo de um ano. Vai se tratar para depois jogar. Vai dar tempo de analisar?

O empresário dele é Paulo Pitombeira, que também é responsável pela carreira de….Ricardo Goulart.

Vocês conseguem imaginar uma conversa do tipo você me ajuda que eu te ajudo? E Luan terá no currículo uma passagem pelo Palmeiras.

 

 

 

]]>
0