Topo

Menon

O que Kleber e Cássio vão dizer em casa?

Menon

07/03/2013 00h34

Há uma lei do silêncio, semelhante à da Máfia, no futebol. Não se deve erguer o dedo para um companheiro. "Quando ganha, ganha todo mundo, quando perde, perde todo mundo", dizem, constantemente os jogadores. Para defender um amigo, ou para defender a si mesmo.

Palmeirenses e corintianos podem repetir o mantra à exaustão, mas a verdade verdadeira, como se diz lá em Aguaí, é que Kleber, atacante do Palmeiras, e Cássio, goleiro do Corinthians são culpados pelas derrotas de seus times na terceira rodada da Libertadores. E deixaram seus times em situação perigosa.

O maior erro foi de Kleber. O Palmeiras estava melhor que o Tigre. E ganhar do Tigre era fundamental, pois os argentinos já haviam perdido para o Libertad, em casa, e para o Cristal, no Peru. Uma nova derrota os tiraria do campeonato. E deixaria o Palmeiras com seis pontos, na briga com Libertad e Cristal.

E dava para ganhar. O jogo foi pau a pau, sem muita técnica, mas com muita disputa de bola. Jogo peleado. Nos 15 minutos finais, o Palmeiras deu um sufoco no Tigre. Chutou muito e a bola não entrou. E Kleber, aos 47 minutos, ficou na cara do gol. Tinha Charles do seu lado esquerdo. Então, ele deu um corte no zagueiro. E, em vez de chutar, deu novo corte. E perdeu o gol. Dois minutos depois, o Tigre venceu em uma jogada confusa na área.

Se Kleber fizesse o gol, a classificação estaria assim: Libertad, 7, Palmeiras, 6,  Cristal, 4 e Tigre zero. Bem melhor do que Libertad, 7, Cristal 4, Palmeiras e Tigre 3. A classificação esta difícil. Tem de vencer Tigre e Libertad em casa, chegar aos nove pontos e tentar pelo menos um ponto contra o Cristal. Com dez dá para sonhar. Com nove, é difícil. Em resumo, Palmeiras e Cristal fazem dois jogos em casa. Mas, o Cristal tem duas vantagens: pega o Palmeiras em casa, na úlima rodada e tem um ponto a mais.

A alegria dos palmeirenses veio depois. O gol saiu em uma bola parada. O cruzamento de Arce foi perfeito e o Corintihians sofreu o gol da derrota. Uma frase conhecida, não? Só que agora o Arce não é o paraguaio que tanto sucesso fez no Palmeiras.

A verdade é que o cruzamento do Arce de ontem nem foi tão bom. O erro foi mesmo de Cássio, que saiu muito mal na jogada. Como já havia saído mal no jogo com o Palmeiras.

Sem a falha de Cássio, a classificação seria Tijuana, 7, Corinthians 5, Millonarios 3 e San Jose 1. Com a falha, temos Tijuana 9, Corinthians 4, Millonarios 3 e San Jose 1.

Tijuana está garantido. Corinthians e Millonarios disputam a outra vaga. O Corinthians tem a vantagem de ter um ponto a mais. E de enfrentar o Tijuana em casa. O Millonários tem a vantagem de jogar em casa contra o Corinthians.

Está muito dificil, por causa de Kleber.

Não está tão dificil, apeasr de Cássio.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.