Topo

Menon

Um clássico para esquecer...

Menon

10/03/2013 18h17

Há várias leituras para um jogo de futebol. Os palmeirenses podem dizer que se superaram após a derrota contra o Tigre e conseguiram jogar melhor que o São Paulo. Os são-paulinos podem retrucar que mantiveram o empate mesmo jogando com dez durante 40 minutos. As duas podem ser verdadeiras, mas verdade mesmo é que o jogo foi muito ruim. E que os dois times precisam melhorar muito em curto prazo.

Os dois times entraram com três volantes e um armador. O São Paulo, porém tinha uma proposta mais ofensiva, por dois motivos 1) Dos seis volantes em campo, Maicon é o que tem melhor qualidade no passe, mais saida de bola e conseguia fazer uma transição melhor. 2) Rodrigo Caio jogava mais pela direita, liberando Douglas para atacar.

 Nada de útil aconteceu, mas o time dominou o primeiro tempo.

No segundo, Kleina tirou Charles e colocou Patrick Vieria como terceiro atacante. Uma maneira de impedir os avanços de Douglas e também de apoiar mais. Logo aos cinco minutos, Lúcio foi justamente expulso após uma cotovelada em Valdívia.

A partir daí, o chileno começou a jogar bem. Correu bastante e armou bem o time. Com um a menos, Ney Franco mudou. Tirou Wellington, que tinha amarelo, e colocou Edson Silva na zaga. Rodrigo Caio foi para o meio. E tirou Ganso, que havia feitos bons lançamentos, pelo menos três, e colocou Jadson.

O Palmeiras continuou melhor e Kleina fez alterações ofensivas. Tirou Vilson e colocou Wesley, que tem muito mais toque de bola e chegada ao ataque. Colocou Leandro em lugar de Vinicius.

Ney Franco, com o time bem postado atrás, colocou Osvaldo para ter a opção do contra-ataque. O normal seria a saída de Aloísio, mas ele optou por Luís Fabiano que, uma vez mais: 1) havia levado amarelo 2) estava nervoso e 3) estava lento e pesado, sem buscar a bola e sem se deslocar.

O São Paulo conseguiu segurar o jogo e ainda atacou hora ou outra. Se o adversário fosse melhor, possivelmente perderia o jogo. Com o empate, continuaria em primeiro, mesmo que a Ponte Preta vencesse o São Caetano, às 18h30, pois tem um jogo a menos.

Os dois grandes continuam com apenas uma derrota no Paulistão.

E daí?

São Paulo e Palmeiras estão mal. O Palmeiras tem elenco pobre. O São Paulo em elenco mal construído. Se continuarem assim, entrarão em crise rapidamente. E seus técnicos serão substituídos.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.