Topo

Menon

Bem-vinda, Espanha. Adiós, Uruguay

Menon

26/03/2013 22h42

Espanha, campeã em 2010 e Uruguai, campeão em 1930 e 1950, entraram em campo ontem, pelas Eliminatórias para a Copa-14, em situação dramática. A Espanha venceu a França, em Paris, e praticamente garantiu uma vaga no Mundial do Brasil. O Uruguai, depois de um primeiro tempo horrível no Chile, se afundou ainda mais. Agora, está fora até da repescagem.

A Espanha foi a Espanha de sempre quando enfrenta jogos duros e decisivos. Dominou a França desde o início, como havia feito com a Itália na decisão da Eurocopa. Com seu estilo de muito toque de bola e pouquíssimos passes errados, manteve a posse de bola, foi tecendo sua teia que prende o rival até a injeção de veneno. 

Com uma jogada iniciada e terminada por Pedro, fez o único gol. A França tentou reagir, mas a expulsão de Paul Pogba deixou as coisas muito mais fáceis para os espanhóis, que terminaram a partida tocando a bola no campo rival. E é difícil tirar a bola de Iniesta, viu.

Agora, a Espanha joga contra contra a Finlândia, fora, e recebe Bielorrussia e Geórgia. Os franceses recebem a Finlândia e saem contra Geórgia e Bielorrussia. Como a Espanha tem um ponto a mais, a vaga está no bolso.

Em Santiago, o Uruguai chegou como quarto colocado e saiu como sexto. O time está muito mal. A defesa falhou muito, desde o início, e deu um gol para o Chile logo aos cinco minutos. Depois de muito sufoco, o time com o orgulho e a raça de sempre foi igualando a partida.

Tabarez trocou o fraco Aguirregaray pela boa surpresa Alejandro Silva e conseguiu pressionar bastante o Chile. A partida continuou em um ritmo muito forte, com chances para os dois lados. Tabarez demorou para colocar Forlán e o Chile, em um contra-ataque fez o segundo.

O time uruguaio nitidamente perdeu o fio em relação a 2011. Jogadores como Lugano, Godin, Forlán, Palito, Perez e Arévalo Rios caíram muito. E não houve renovação. Jovnens como Lodeiro (já esteve na última Copa) e Gaston Ramirez não estão dando conta do recado.

O Uruguai ainda enfrenta Venezuela, Peru e Equador fora de casa. Recebe Colômbia e Argentina, na última rodada. É provável que chegue eliminado.

Os argentinos, em La Paz, empataram com a Bolívia, com Di Maria sendo o grande destaque. Messi não marcou contra a Bolívia – é uma das poucas coisas que ainda não fez na carreira – vomitou em campo e depois do jogo, ganhou um poncho de Evo Morales.

Estão praticamente classificados, como Japão, Holanda e Rússia, que deixa Portugal e Israel lutando por uma vaga na repescagem.

A Copa começa a conhecer seus primeiros participantes. Os uruguaios, se conseguirem alguma coisa, deve ser a última das 32 vagas. Pena, será difícil haver uma invasão charrua em Porto Alegre.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.