Topo

Menon

Carta aberta a Ronaldo: "Precisa fazer isso, precisa?"

Menon

29/03/2013 13h40

Caro Ronaldo;

Longe de mim querer patrulhar a vida de alguém. Não sou moralista, não me julgo senhor do mundo e da moral. Não sou o senhor do Universo, mas gostaria, dando a você todo o direito da dúvida, de fazer algumas perguntas. Perguntas que faço, considerando que você, com todas as glórias que deu ao futebol brasileiro, tenha arrecadado muito dinheiro e esteja bem de vida.

1) Você precisa trabalhar ao lado de José Maria Marin, o Zé das Medalhas, que afanou uma medalhinha que o goleiro do Corinthians – do seu Corinthians – ganhou na Copa São Paulo? Esse é um crime menor de Marin, Ronaldo. Ele, quando deputado estadual fez discursos elogiosos a Sergio Fleury, notório torturador. Ivo Herzog, filho de Wladmir Herzog, considera os discursos de Marin como possíveis incitadores da morte do pai.

2) Você precisa acumular o cargo que tem no COL com o de comentarista de futebol na TV Globo? Quando o assunto for os preparativos para a Copa, você estará na mesa como contratado da Globo ou como membro do COL?

3) E como você vai analisar os contratados da sua empresa, a 9ine? Você será imparcial? Poderá criticar um deles, sabendo que, ao fazer isso, perderá dinheiro. Imagine um time estrangeiro dizendo "por que eu vou contratar esse jogador se até o Ronaldo, que é empresário dele o criticou? Você precisa disso? Precisa ver tudo o que conquistou nos campos ser contestado?

4) Você precisa fazer propaganda de cerveja? Você sabe que tem poder de influência sobre a juventude? Você sabe que álcool faz mal? O dinheiro vale a pena?

5) O que você acha da atuação de Romário, grande crítico de Marin? Você votaria nele?

6) Não seria bom arrumar um apelido, como Pelé? O Fenômeno é o maior artilheiro das Copas. O Ronaldo é o parceiro do Marin.

Bem, acho que não precisa, não. Você muda de ideia rapidamente. Eu me lembro quando você disse ao Juca Kfouri que Ricardo Teixeira era do tipo que só fazia mal aos outros. Que gostaria de ter distância dele. Depois, ficaram amigos novamente.

Ronaldo, se você, mesmo antes do emagrecimento marqueteiro no Fantástico voltasse ao futebol, eu torceria por um gol seu, fosse contra quem fosse. Ronaldo, não gosto de você como cidadão. Acho que você nem precisa fazer tudo o que faz para continuar sendo um milionário. 

Ao contrário de você, eu já fiz a separação. Longa vida ao Fenômeno. Esquecimento ao Ronaldo cidadão.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.