Topo

Menon

Neymar é a salvação do Barça

Menon

24/04/2013 10h52

Se fosse presidente do Barcelona, eu contrataria imediatamente Neymar. Com certeza, ele levaria à Catalunha a dose de criatividade e de profundidade que o time não tem, exceção a Messi no primeiro caso e Iniesta no segundo. São defeitos que explodiram nessa goleada sofrida contra o Bayern, mas que já começaram a ser notados há algum tempo.

O Barcelona é refém de um sistema de jogo que maravilhou o mundo, mas que tem sido cada vez menos eficaz. Os adversários estão descobrindo o antídoto contra a posse de bola maior e contra os passes perfeitos. Basta ver, ainda nessa Liga dos Campeões, como foi difícil eliminar Milan e PSG.

A impressão que o Barça passa é de desprezar uma faixa lateral do campo, coisa de cinco metros de cada lado. Parece que é pecado jogar por ali, limitando-se a um jogo centralizado, com muito toque de bola à espera da definição de Messi. Não há jogadas pelas pontas. Iniesta, pela esquerda, às vezes faz isso. Daniel Alves, pela direita, não. Ele prefere entrar pelo meio ou então passar a bola. Houve aquele lindo passe para Messi, no empate por 2 a 2 contra o PSG, mas continua havendo falta de profundidade.

Neymar é a solução. Com ele, aberto na esquerda, o campo seria "alargado", as defesas teriam de se abrir lateralmente e haveria mais espaços no meio. Imagino quantos passes preciosos Neymar poderia dar a Messi. Ou a Villa. E, se Neymar jogasse mais pelo meio, haveria a possibilidade concreta de o futebol, o maior de todos os esportes, ganhar tabelinhas entre Neymar e Messi. Um luxo, algo comparável a Magic Johnson servindo Michael Jordan.

Jogar no Barcelona é o sonho de todo jogador, mas, hoje, eu acho que Neymar é mais importante para o Barça do que o contrário. Ele é o jogador ideal para arejar um time que, cada vez mais, está sendo vítima de um estilo de jogo monocórdico. O Barça é tão fiel ao toque de bola que se recusa a ter jogadas para as cobranças de falta. Como se fosse feio marcar cobrando faltas. Como se Maradona, Zico, Rivellino e outros fossem agressores da estética catalã.

E, se não  pelas mudanças táticas que Neymar pode levar ao Barça, sua contratação se justificaria apenas pela questão técnica. Ou alguém acha que ele é pior que Alexis Sanchez, Pedro, Cuenca, Tello, Tiago Alcântara….? Bem, nesse caso, outros brasileiros como Osvaldo, Wellington Nem, Sheik e  Willian também teriam lugar.

Chegamos aqui a outro ponto fraco do Barça: falta elenco. Quando não se pode contar com Puyol e Piquet, é necessário jogar com Mascherano. Nos tempos de Guardiola, isso era considerado um avanço tático, uma revolucão ou coisa assim. Agora, está claro que não. As dificuldades na bola aérea mostram isso.

Para continuar impressionando o mundo, para se recriar, se renovar, o Barcelona precisa de Neymar. Apesar da rima involuntária e horrível.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.