Topo

Menon

Gílson Kleina aposta em time ofensivo. Começou a enteder o Palmeiras?

Menon

24/05/2013 18h52

Gílson Kleina definiu o Palmeiras que estreia na Série B com Charles e Márcio Araújo como volantes, Tiago Real como meia e o ataque com Leandro e Vinícius pelos lados e Kleber no meio. Muito bem. Acho perfeito. Até há pouco tempo, ele jogava com quatro – QUATRO – volantes, os dois de agora, mais Vilson (ou Leo Gago) e Wesley. É um avanço.

Wesley tem sido uma decepção ou esperavam muito dele? No Santos e no Furacão, foi bem nas três funções pelo lado direito: lateral, volante ou ponta que ajuda na marcação. Com Kleina, tinha de armar o jogo. Não é a dele.

Ao optar por um time ofensivo, Kleina está mostrando que o Palmeiras é um clube grande, o maior de todos que disputará a segunda divisão. É um aviso não verbal aos concorrentes. Eu gostaria mesmo é que esse aviso fosse vocalizado. Que o treinador dissesse: o Palmeiras é favorito e, se não for campeão, eu ficarei aborrecido com meu trabalho.

Estaria colocando pressão no seu trabalho? Sim, e é muito bem pago para isso. Estaria dando uma arma para os outros times se entusiasmarem? Sei lá, sempre achei essa conversa de incentivo uma bobagem, um mito. Pior é aquela de que o time visitante precisa aguentar 15 minutos para quae a torcida se volte contra o time da casa. 

Kleina precisa assumir que está, pela primeira vez na vida, dirigindo um gigante. Não adianta ficar dizendo que tem orgulho do time, que a luta do time emociona, que caiu de cabeça erguida…. Tem é que ganhar. Tem de jogar para ganhar. Tem de mostrar sua superioridade.

Ao apostar em um time leve e talentoso, está dando o primeiro passo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.