Topo

Menon

São Paulo e Coritiba foram os melhores. Cruzeiro e Criciúma também brilharam

Menon

26/05/2013 21h33

Vamos começar falando o óbvio: campeonato de pontos corridos é uma maratona de 38 jogos. Vamos agora falar o que parece óbvio mas é falso: no campeonato de pontos corridos todos jogos são iguais. Todos valem três pontos. Não é assim: em campeonato de pontos corridos é importante fazer o que os outros não vão fazer. Pelo lado bom e pelo lado ruim. Visitar o Galo e o Corinthians e voltar com uma derrota é muito diferente de visitar o Cricíuma e levar uma tunda. Ganhar em casa do Náutico é cumprir a obrigação. Ganhar do Fluminense em casa é algo que poucos farão.

O São Paulo e o Coritiba saem na frente por conseguirem pontos que muita gente não conseguirá.. Sair de Campinas com três pontos é muito importante. Outros times terão dificuldade em repetir a façanha. Ganhar do Atlético-MG em casa também é coisa para poucos. E o Coritiba conseguiu.

Outros dois times cumpriram apenas a obrigação mas foram brilhantes. Todo time que sonha com o título precisa vencer o Goias em casa. O Cruzeiro fez isso com um belo 5 a 0. Fez o papel de casa com louvor. O Criciúma venceu o Bahia em casa por 3 a 1. O importante aqui é que – é lógico que tudo pode mudar – são dois times que lutarão na parte ruim da tabela. E o Criciúma venceu um inimingo direto. Fez seu papel.

O Botafogo, campeão carioca, empatou com o campeão paulista no Pacaembu. Também é um resultado admirável. O Vasco cumpriu sua obrigação ao derrotar a Portuguesa. O Vitória poderia ter ido além da obrigação, mas depois de um 2 a 0 permitiu o empate do Inter. Não é um grande resultado para o Colorado porque muita gente vai vencer o Vitória lá na Bahia. Grêmio venceu o Náutico e Fluminense ganhou do Atlético-PR. Nada mais que a obrigação, o Grêmio conseguiu com mais facilidade.

O Santos foi mal. Vendeu o mando de jogo e ganhou R$ 800 mil, pouco mais de 11% da renda que chegou a quase R% 7 milhões e não saiu do empate contra o Flamengo. Perdeu dois pontos.

Eu trabalhei no jogo do São Paulo contra a Ponte. Foi uma vitória merecida mas sem apresentar um grande futebol. O gol de Lúcio aos 7 mintos, em uma falha de posicionamento da defesa da Ponte e o segundo, com Jadson cobrando muito bem um pênalti desnecessário de Diego em Silvinho praticamente definiram a partida.

No segundo tempo, Edson Silva foi expulso e o time conseguiu superar o assédio da Ponte. Ganhou três pontos que podem valer ouro.

Abaixo, os resultados da rodada

Vasco1 x 0 PortuguesaSão JanuárioRio de JaneiroLer o relato do jogo Vasco 1 x 0 Portuguesa
18h30Vitória2 x 2 InternacionalFonte NovaSalvadorLer o relato do jogo Vitória 2 x 2 Internacional
21h00Corinthians1 x 1 BotafogoPacaembuSão PauloLer o relato do jogo Corinthians 1 x 1 Botafogo
1ª RODADA – 26/05/2013
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
16h00Grêmio2 x 0 NáuticoAlfredo JaconiCaxias do SulLer o relato do jogo Grêmio 2 x 0 Náutico
16h00Ponte Preta0 x 2 São PauloMoisés LucarelliCampinasLer o relato do jogo Ponte Preta 0 x 2 São Paulo
16h00Criciúma3 x 1 BahiaHeriberto HülseCriciúmaLer o relato do jogo Criciúma 3 x 1 Bahia
16h00Santos0 x 0 FlamengoMané GarrinchaBrasíliaLer o relato do jogo Santos 0 x 0 Flamengo
18h30Fluminense2 x 1 Atlético-PRMoacyrzãoMacaéLer o relato do jogo Fluminense 2 x 1 Atlético-PR
18h30Cruzeiro5 x 0GoiásIndependênciaBelo Horizonte
18h30Coritiba2 x 1 Atlético-MGCouto PereiraCuritibaLer o relato do jogo Coritiba 2 x 1 Atlético-MG

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.