Topo

Menon

TV Brasil paga R$ 9 milhões e transmite Série C com sotaque

Menon

29/05/2013 09h53

A TV Brasil, pública, transmitirá no mínimo 38 jogos da primeira fase da Série C, que começa no sábado, dia 1 de junho. Entre os direitos de transmissão, comprados da Sportpromotion e custos de produção, o custo será de R$ 9 milhões. Os primeiros jogos serão Mogi Mirim x Duque de Caxias, sábado às 19h e Sampaio Correa (MA) e Brasiliense (DF) no domingo, também às 19h. Essa faixa de programação será mantida durante toda a primeira fase.  A equipe terá nomes consagrados como Alberto Léo, Márcio Guedes e Orlando Duarte.

Não apenas eles. "Quando for um jogo com times da região Norte, a transmissão pode ser feita totalmente pela TV local, nossa afiliada, que tem equipe completa. Não temos medo de nenhum sotaque, queremos que todos sejam privilegiados", diz Eduardo Castro, 40 anos, diretor de programação.

A Empresa Brasil de Comunicação dará todo apoio às transmissões. "Vamos dar visibilidade a esse campeonato. Os jogos passarão em 80 países que recebem a TV Brasil internacional", diz Eduardo Castro. As rádios da EBC também se engajarão na cobertura. A Rádio Nacional, do Rio, transmitirá jogos do Macaé e Duque de Caxias. A Rádio Nacional de Brasília estará com jogos do Brasiliense e a Rádio Nacional da Amazônia estará presente em jogos de equipes da Região Norte, como o Águia, de Marabá.

"Nossa ideia é variar muito os jogos que passarão na televisão. Vamos mostrar muitos times e teremos sempre, no mínimo, um repórter no campo. Tivemos uma resposta muito boa quando transmitimos as finais do campeonato paraense entre Paysandu e Paragominas e sabemos que há campo para esse campeonato da Série C", diz Eduardo.

A Rádio Nacional do Rio transmitirá também a Copa das Confederações, com o narrador Carlos Borges.

O campeonato da Série C tem 20 clubes divididos em dois grupos de 10. Eles se enfrentam em dois turnos. Os dois últimos de cada grupo caem para a Série D. Os quatro primeiros de cada grupo disputam, em sistema de mata-mata, as quatro vagas para a Série B de 2014.

O Grupo A tem Águia de Marabá (Pará), Baraúnas  (Rio Grande do Norte), Brasiliense (DF), CRB (Alagoas), Cuiabá (Mato Grosso), Fortaleza (Ceará), Luverdense (Mato Grosso), Sampaio Correa (Maranhão), Santa Cruz (Pernambuco) e Treze (Paraíba)
 
O Grupo B terá Betim (Minas Gerais), Caxias (Rio Grande do Sul), Crac (Goiás), Duque de Caxias (Rio), Grêmio Barueri (São Paulo), Guarani (São Paulo), Macaé (Rio), Madureira (Rio), Mogi Mirim (São Paulo) e Vila Nova (Goiás).
 
A partir das quartas-de-final os cruzamentos serão entre 1º A x 4º B, 2ºB x 3ºA, 2ºA x 3º B e 1º B x 4º A. Os vencedores, decididos em duas partidas, já estarão classificados. É possível que quatro times do mesmo Grupo cheguem à Série B em 2014

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.