Topo

Menon

Neymar não será o melhor do mundo

Menon

31/05/2013 06h00

Uma amiga do twitter, a @isaakdinensen disse que eu sou neymarzete. Exagero dela. Sou fã mesmo do novo jogador do Barcelona. Eu o considero mais que um grande jogador. Eu o considero um grande jogador brasileiro. Isso, para meu prazer estético, faz muita diferença. O mundo todo produz craques (o mundo todo é exagero) de vários estilos mas o que eu mais gosto é esse tipo macunaímico. O jeito sacana de dar um drible a mais, de não se preocupar com os frios números estatísticos. Gosto de craque para quem a menor distância entre dois pontos não é a reta, não é o passe. É a curva, é o drible. Gosto de Neymar como amo Garrincha e como venero Oscar Niemeyer.

Bem, até eu me assustei com essa onda surgida agora com a saída de Neymar. Foi algo parecido, em menor escala, com a comoção causada pela morte de Ayrton Senna. Choros, programas melosos na televisão e uma tristeza que, me desculpem, pareceu exagerada. O pior é que se criou um clima assim: "vai meu filho, deixe o Brasil e vá ser o melhor do mundo". Como um cruzado que estivesse se deslocando para matar mouros. Como alguém que fosse em busca do Santo Graal. Se não conseguir o máximo, será um fracasso.

Para mim, Neymar não será o melhor do mundo. Pelo menos nos próximos cinco anos. E, depois disso, será difícil ser.

Não vai ser por uma questão contraditória.. Ele foi para um time que precisa muito dele, precisa de seu estilo para "alargar" o campo, para dar mais profundidade ao time que é refém de seu maravilhoso toque de bola. Só que esse time tem um dono. É Lionel Messi, que joga muito mais que Neymar. O brasileiro tem muito a aprender com o argentino.

André Kfouri escreveu outro dia no Lance! como Messi é o "dono do time" e como jogadores que não se adaptam ao seu estilo não vão bem. É o caso, ele cita de Ibrahimovic. Guardiola o quis como homem de área, mas Messi não quis jogar pelo lado. Disse que era o "falso nove" e dali não saiu. Quem saiu foi Ibra.

Está muito certo o Messi. Os outros que se adaptem ao gênio. Não estou aqui procurando desculpas para Neymar, dizendo que ele fracassou porque Messi o boicotou, como, dizem, Di Stefano fez com Didi no início dos anos 60. Nada disso. Apenas digo que Messi é melhor que Neymar.

Para Messi manter-se no topo, o Barça precisa reagir. São os alemães que estão na moda, são os alemães os melhores. Então, é dura a vida de Neymar. Para ele ser o melhor do mundo, o Barça tem de ser o melhor novamente. E ele tem de ser melhor que Messi, seu companheiro de time.

O resumo é o seguinte:

1) Neymar é o cara ideal para ajudar o Barcelona a se levantar.

2) Quando o Barcelona se levantar, Messi será o melhor.

3) Messi será o melhor porque ele É melhor que Neymar

4) Isso nunca poderá ser considerado um fracasso de Neymar.

Espero que minha amiga não me considere mais uma neymarzete.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.