Topo

Menon

Valdivia volta para o título, a Copa e para "calar a boca de muita gente"

Menon

28/06/2013 06h03

Valdivia participou de um jogo-treino ontem contra a Portuguesa. Foi o teste final para sua volta ao time. O chileno tem certeza que será escalado para a partida contra o Oeste, dia 6 de julho. Na verdade, já há duas rodadas ele gostaria de ter atuado, mas Gílson Kleina não o levou em consideração.

Voltar ao time é o início do cumprimento de três metas que persegue com muito afinco:

1) Ser campeão da Série B

2) Jogar a Copa do Mundo no Brasil

a terceira meta é consequência das outras duas. "Valdiva quer calar a boca de gente preguiçosa que não acompanha seu trabalho e que tem feito críticas muito injustas a ele", me disse um amigo do jogador.

Uma das "acusações" que magoa Valdivia é quando lê ou ouve que teve três contusões musculares. Segundo ele, foi apenas uma. As outras duas foram pancadas que o jogador levou. O estafe do chileno o tem blindado de notícias ruins e piadas. Fazem de tudo para que não leia brincadeira nas redes sociais. 

Segundo seus amigos, o sobrenome de Valdivia poderia ser "soy trabajo". Ele recusou as férias e ficou treinando para buscar um melhor condicionamento físico. Diz sempre que deve à torcida do Palmeiras o título da Série B.

O técnico Jorge Sampaoli, da seleção chilena, conversa constantemente com Valdivia. Deixou claro que, se ele voltar a jogar bem, terá um lugar no seu time. Chegou a convocá-lo para os jogos contra Peru e Uruguai, em março, mas Valdivia não estava bem fisicamente.

Sampaoli é adepto de um estilo mais técnico, como Marcelo Bielsa, e aposta em Valdivia. Para ele, não interessa os motivos que afastaram o jogador palmeirense da seleção comandada por Claudio Borghi, ex-treinador. Teria chegado atrasado à concentração, embriagado, após participar de um batizado.

O Chile tem muitas possibilidades de disputar o Mundial. São quatro vagas diretas e uma quinta, que dá direito à repescagem contra um país da Ásia. O Chile está em quarto lugar, juntamente com o Equador, ambos com 21 pontos. O Uruguai é o quinto, com 16 pontos, juntamente com a Venezuela. Equador e Uruguai farão um jogo a mais que os rivais até o final das Eliminatórias.

A chegada ao Mundial começa, para Valdivia, começa, então, em Presidente Prudente, contra o Oeste.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.