Ceni é muito menor que o São Paulo
Grande parte da torcida do São Paulo, principalmente a sua parte mais jovem, tem Rogério Ceni como alguém infalível. Dentro de campo e fora dele. Não o tratam como um jogador de futebol – dos muito bons – e nem como um ser humano como tantos outros. Não, ele é o M1to! Ele é como Cezar para os romanos. Como o Papa para os católicos. Rogério falou, está falado.
Isso só atrapalha toda análise. O homem infalível não falha, desculpem o pleonasmo. E como reagir quando o homem infalível falha? Rogério, aos 40 anos, tem falhado mais do que o normal, embora tenha feito uma excursão impecável à Europa. Não fosse por ele, aqueles 2 a 0 contra o Bayern poderiam ter sido triplicados.
Fora do campo, Ceni tem falhado. Sua última falha dá a entender (posso estar errado) caráter duvidoso. Quando Ney Franco foi demitido, Rogério, na frente dos colegas, elogiou quem saía. Dias depois, disse que o legado de Ney era "zero". E depois, saudou a chegada de um verdadeiro comandante, referindo-se a Autuori.
Isso não é postura de jogador, se líder, de mito. Não é postura de um homem de bem.
Ney Franco respondeu à Rogério. Fez muitas críticas. Uma delas, eu considero mentirosa. Rogério sempre apoiou Ganso. Fez elogios públicos ao jogador, após uma vitória sobre o Galo.
Sobre o apoio de Ceni a contratações, isso existe mesmo. Bosco foi contratado porque teve seu aval. O próprio goleiro convidou Hugo, após um jogo contra o Grêmio, a se transferir para o São Paulo. E foi dele a infeliz ideia da contratação de Rivaldo.
A partir das críticas de Ney Franco, os que gostam de Ceni passaram a tê-lo como um herege, alguém capaz de cometer o pecado de duvidar do Mito. E os que não gostam do goleiro, passaram a vê-lo como uma vítima.
Ney não deixou legado zero e também não é vítima. Foi bem em 2012 e foi mal em 2013. A demissão de Fabrício foi torpe, algo de quem não confia no taco e pede a saída de um bom jogador por ver nele uma ameaça.
Enfim, os dois erraram e os dois acertaram. Não há a necessidade de se estar sempre contra Ceni e nem sempre a seu favor. Ele não é um Mito. Ele não é um monstro. Ele falha, sim. E ele não derrubou Ricardinho, por exemplo, como muitos dizem. É só perguntar ao Ricardinho, como eu fiz.
Mas o problema do são-paulino é esse. Coloca Ceni acima de tudo. Inclusive, acima do seu próprio clube. Esse é o grande erro causado pela seca de títulos. Aliás, Zetti conquistou títulos tão importantes quanto Ceni, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.