Topo

Menon

São Paulo tenta Bruno Gomes, novo galáctico sub-17. Problema é o pai do garoto

Menon

27/08/2013 06h18

O São Paulo tenta contratar dois jogadores do Desportivo Brasil. Um é Lucas Evangelista, de quem tem apenas 30% dos direitos. O outro é Bruno Gomes, centroavante de 17 anos, 1,80m e 72 quilos. Os números mostram como Bruno tem construído uma carreira de artilheiro. Em 2011, marcou 30 gols no campeonato paulista sub-15, em 2012, foram 27 gols no sub-17 e em 2013, 21 gols no sub-17. Foi artilheiro das três competições (o campeonato de 2013 ainda não acabou).

São 78 gols em três campeonatos. Como comparação, Ewandro (29) e Joanderson (41), dois atacantes do São Paulo e da seleção brasileira fizeram, juntos, 70 gols nos mesmos campeonatos.

Bruno já teve passagens por Corinthians e Palmeiras e nos dois clubes se fala muito da qualidade do  jogador e também da dificuldade de negociação com seu pai, sempre pronto a atravessar negociações e discutir determinações. Gilmar Rinaldi, que empresariava o garoto, desistiu, também diante das mesmas dificuldades.

Caso consiga Bruno Gomes, será o terceiro grande investimento do São Paulo na categoria. Antes, o clube trouxe o lateral Foguete, do Vasco e o meia Boschillia, do Guarani. Seria a cereja do bolo de um time que é tratado com admiração, respeito e também críticas em todo o Brasil. Muitos clubes acusam o São Paulo de aliciamento e de contratar jogadores de clubes que estão em dificuldades. Outro jogador que esteve com um pé no clube foi Mosquito, que era do Vasco e, como Foguete, saiu por não receber salários. René Simões, que dirigia as categorias de base do clube, não aceitou a vinda de Mosquito, dizendo que não seria ético. O jogador está no Atlético-PR.

O sub-17 do São Paulo, que começa a decidir hoje o título da Copa do Brasil com o Flamengo, já teve dez jogadores convocados em ocasiões diferentes para a Seleção Brasileira. Além de Ewandro, Joanderson, Foguete e  Boschillia já foram chamados os zagueiros Lucas Silva (participou da excursão do time principal  à Europa), Lucas Kal, o lateral Auro, os volantes Matheus Queiróz e Gustavo e o atacante Bruno.

O atual time do São Paulo é comparado ao que ganhou a Copa São Paulo 2010 que, também causava muitas expectativas e entretanto revelou apenas dois jogadores: Casemiro e Lucas.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.