Topo

Menon

Palmeiras e Flu: duro choque de realidade

Menon

29/08/2013 00h05

Palmeiras e Fluminense foram eliminados da Copa do Brasil mas podem tirar alguma lição das derrotas. As lições deve vir através de duas constatações: 1) O Palmeiras, que será campeão da Série B, não tem time para brilhar na A. 2) O Fluminense vai lutar muito para ficar na A.

Em Curitiba, o Palmeiras mostrou erros primários. O primeiro gol saiu após a cobrança de um lateral, coisa inadmissível. O segundo veio após erros de marcação. E o terceiro chegou  com uma jogada de lado de campo, com participação do fraco Juninho.

Gílson Kleina precisa pensar em mudanças no seu esquema. Joga sempre com três volantes e Wesley, um deles, caiu muito. Por coincidência, depois que a negociação com o Galo dançou. Charles é outro que não está bem, Kleina poderia pensar em Marcelo Oliveira ou Fernandinho.

A lição é que o time precisará ser reforçado para a Série A de 2014. Talvez com um treinador mais audacioso, com alma de time grande.

Vanderlei Luxemburgo sempre teve alma de time grande, mesmo quando estava no Bragantino, Ponte ou Guarani. Sempre foi audacioso, sempre buscou alternativas ofensivas, sempre buscou volantes de bom toque de bola.

Há muito não tem sido assim. E continua não sendo no Fluminense. Depois de vitória magra em casa, poderia se classificar com um gol em Goiânia. Não conseguiu. Sem Fred, as coisas piora muito. Garotos como Eduardo e Biro Biro têm futuro, mas o presente não é muito bom. Se não tomar cuidado, vai brigar muito lá atrás.

Botafogo e Flamengo conseguiram suas classificações de modo dramático. Vão se encontrar na próxima fase em um clássico carioca capaz de parar a cidade. O Botafogo é um time melhor, mais bem montado, apesar da saída de Vitinho. E o Flamengo, de Mano, ainda não é um grande, mas, ao contrário do Fluminense, tem um técnico menos afeito à pirotecnia e a nervosismo exagerado.

O Grêmio é um time a ser observado. Renato Gaúcho tem feito um trabalho muito bom. Montou um time forte atrás, com três zagueiros e três volantes e com boa saída de jogo pelos lados do campo, com Pará e com Alex Telles, uma das revelações do ano. Foi muito para o Santos, um time instável como são alguns adolescentes que o compõem.

O Corinthians afastou a zebra no primeiro tempo. Conseguiu o placar necessário e no segundo tempo jogou para ver o tempo passar. Internacional e Vasco devem garantir a sua classificação contra Salgueiro e Nacional-AM. Caso isso se concretize as quartas-de-final terão Corinthians x Grêmio (definido), Inter x Atlético-PR, Goiás x Vasco, Flamengo x Botafogo (definido).

É possível ter Grenal em uma semi. E clássico carioca em outra. Mas é cedo para falar

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.