Topo

Menon

Bienvenida, Celeste!!!

Menon

07/09/2013 01h46

Ainda falta, eu sei, mas já estou pronto para comemorar a chegada deles, os gauleses do futebol. O paisinho de 3 milhões de habitantes, os 3 gatos loucos como eles se tratam estará no Mundial-14. A vitória de ontem, com chutes na bola, chutes na canela, desarmes em pé, desarmes deitados, desarmes com as chuteiras, com o coração, coma a alma me fazem dizer: Bienvenida, Celeste. Ah, e nem falei do golaço de Luiz Suarez.

Os dois times tinham ataques de nível. Forlán, Cavani e Luisito não é para qualquer um. Guerrro, Pizarro e Farfán é para poucos. E o jogo foi lá e cá. O Peru melhor, até que fez um pênalti em Suárez. Ele cobrou fantasticamente, um chute cruzado, do centro para o canto baixo direito do goleiro. Se ele acertasse o canto, teria de bater a cabeça na trave para defender. Mas nem saiu na foto.

Em seguida, Suárez entrou em uma briga com Yotun que, muito pilhado, levou vermelho e o Uruguai ficou com um a mais. Pronto para um segundo tempo recuado e jogando no contra-ataque, correto?

Errraaado. O Uruguai foi em busca do segundo gol e por vinte minutos dominou o jogo. Teve chances com Cebolla, Cavani e Suárez. O Peru equilibrou e começou a sufocar. E o Uruguay montou uma trincheira em sua área, como se Pereira, Lugano, Caceres, Godin, Arevalo, Gargano e até Cavani e Suárez estivessem defendendo a Pátria de um ataque inimigo. Na verdade, eles estavam. Eles pensam assim. Eles são assim. Com alma e cojones. Huevos.

Era um jogo fantástico,com os dois times atacando, Havia espaço para isso. Suárez fez um golaço e garantiu a vitória. Até o general Fujimori, preso com justiça, sabia que não haveria virada. Houve, sim, um golaço de Farfán, mas os três pontos foram celestes.

Foram duas vitórias fora de casa, contra Venezuela e Peru, os concorrentes.

Agora, a Venezuela só pode chegar a 22. Tem dois jogos em casa.

O Uruguai tem Colômbia em casa, Equador fora e Argentina em casa.  Pode chegar a 28. Se fizer quatro pontos – uma vitória e um empate – garante a quinta vaga.

O Equador, que tem 21 pontos, tem Bolívia fora, Uruguai em casa e Chile fora.

A quinta vaga está quase garantida. A quarta vaga passou a ser um sonho.

Se vier a quinta, ainda haverá um jogo contra Jordânia ou Uzbequistão.

Mas eu já comemoro. Quem ama o futebol está torcendo para que os gauleses cheguem.

Eles são o verdadeiro futebol de verdade, me desculpem o entusiasmo e o pleonasmo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.