Topo

Menon

Foi um domingo lusitano, com certeza

Menon

10/11/2013 20h51

Enquanto o Cruzeiro imagina se o título virá na Bahia contra o Vitória ou em casa contra a Ponte Preta, enquanto os corintianos dizem porque não chutou assim contra o Grêmio, seu filho de uma Pata, enquanto o São Paulo ganha uma ducha de realidade, enquanto o Fluminense pensa se vai ter de pagar aquele rebaixamento que a virada de mesa deletou, a colônia lusitana comemora em São Paulo e Rio. Com a ressalva que o Vasco é muito mais um time de massa do que a Portuguesa.

No sábado, a Portuguesa empatou com o Coritiba, em casa. Perdeu uma chance de chegar a 42 pontos com 11 vitórias. A dor foi um pouco menor porque o Bahia também empatou em casa, contra o Galo. Foi um domingo de apreensão. Ponte Preta e Vasco, jogando em casa, poderiam vencer e se aproximar bastante.

Mas a Ponte derrapou feio com o Vitória. Ficou nos 34 pontos e ainda pode sonhar em escapar, mas não será às custas da Lusa. São seis pontos de diferença em apenas cinco jogos.

No Rio, o Vasco levou dois gos do Santos, mas suas caravelas foram sopradas pela torcida – mais de 50 mil no Maracanã – e chegou ao empate. Não era o resultado esperado, principalmente porque faz seus dois próximos jogos fora de casa, mas um pênalti cobrado por Alexandre Pato aos 46 do segundo tempo serviu para derrotar o Fluminense, que também estava chegando aos 37 pontos.

Assim, o Vasco ficou fora do Z-4, por um ponto. Assim, a Portuguesa, que tinha três pontos de vantagem sobre o Z-4 com seis rodadas para fazer, chegou a 4 pontos de vantagem com cinco rodadas a fazer. Melhorou a situação.

Não acredito mais que 46 pontos sejam necessários para escapar. Minha previsão mudou. Por que? Para se salvar com 46 pontos, o último do Z-4 precisa ter 45, certo? E, para chegar aos 45, Fluminense ou Criciúma precisam de mais NOVE pontos em 15 disputados. É um aproveitamento de 60%. E até hoje, eles tem 36,3%. Vão melhorar tanto:? Acho difícil.

Assim está a briga contra a degola

1) PONTE PRETA – 34 pontos e nove vitórias. Ainda enfrenta

 Goiás (f), Cruzeiro (f), Grêmio (c), Portuguesa (c) e Inter (f). Tem um confronto direto

2) FLUMINENSE – 36 pontos e nove vitórias. Ainda enfrenta

 Náutico (c), São Paulo (c), Santos (f), Galo (c) e Bahia (f). Pega o Náutico e tem 1 confronto direto

3) CRICIÚMA – 36 pontos e dez vitórias. Ainda enfrenta

 Furacão (c), Coritiba(f), Vitória (c), São Paulo (c) e Botafogo (f). Tem um confronto direto.

4) VASCO – 37 pontos e nove vitórias. Ainda enfrenta

 Grêmio (f), Corinthians (f), Cruzeiro (c), Náutico (c) e Furacão (f). Não tem confrontos diretos. Pega o Náutico

5) BAHIA – 39 pontos e nove vitórias. Ainda enfrenta

Santos (f), Náutico (f), Portuguesa (c) Cruzeiro (f) e Fluminense (c). Dois confrontos diretos e mais Náutico

6) PORTUGUESA – 40 pontos e dez vitórias. Ainda enfrenta

 Botafogo (f), Galo (c), Bahia (f), Ponte (f) e Grêmio (c). Três confrontos diretos

7) CORITIBA – 41 pontos e dez vitórias. Ainda enfrenta

Corinthians (c), Criciúma (c), Inter (f), Botafogo (c) e São Paulo (f). Dois confrontos diretos

Atenção para Bahia x Flu na última rodada. Pode ser épico

Se partirmos do princípio que se escapa com 45 pontos, então

a) Coritiba nem precisa vencer mais. Bata empatar quatro

b) Fluminense e Criciúma precisam ganhar os três jogos que fazem em casa

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.