Topo

Menon

Raul Seixas na CBF é a solução

Menon

28/12/2013 06h01

Tem uma música de Raul Seixas que me irrita. A única. Em Aluga-se, ele usa sua ironia para mostrar o desencanto com as coisas do Brasil. Não gosto mesmo. Sou nacionalista, apesar de dizerem que isso é característica dos canalhas.

Mas a música do Raul serve muito bem para o futebol brasileiro. Seria insuficiente alugar o futebol brasileiro para gestores honestos e competentes. Só daria certo se os clubes europeus, ao contratarem um jogador brasileiro, fosse obrigado a levar um cartola junto. Da Lupa no Barça, Marin no Bayern, família Zveiter na Fifa… Em pouco tempo, eles igualariam nosso indigente nível mental-futebolístico.

No ano da Copa, o Brasileiro anterior não acabou. Vai se arrastar  em tribunais. Para os bicheiros, vale o que está escrito. Na várzea, vale o resultado em campo. No futebol profissional do Brasil, proliferam pessoas medíocres, sempre à espreita de uma decisão jurídica.

Vamos analisar algumas figuras dessa comédia tragicômica.

Mané da Lupa – Um sujeito que serve apenas como exemplo acabado de piadas xenófobas e politicamente incorretas. Nenhuma brincadeira sobre os portugueses chega aos pés da eleição de um presidente caricato que não sabe dizer se houve ou não uma ligação telefônica avisando se Heverton podia jogar ou não.

Sestari e Valdir – O advogado de aluguel avisou ao advogado de plantão ou não. Nem isso é possível descobrir

CBF – No século 21, com um mundo globalizado e conectado, a entidade milionária não consegue ter uma conta no twitter ou no facebook para divulgar quais jogadores podem ou não entrar em campo. Não consegue passar aos árbitros um índex de quem não pode entrar em campo

Marco Polo del Nero  e Zé das Medalhas – O presidente da Federação Paulista de Futebol em vez de defender a Portuguesa estava apoiando o Galo no Marrocos. E Zé maria das medalhas está aqui pelo conjunto da obra. Apoiador da ditadura e "pegador" por engano de medalhas de jogador sub-20. Parece saído de algum romance do realismo fantástico dos anos 70.

Tribunal de JustFAUSTOVERGONHAiça – Entidade anacrônica e corporativista, cuja presidência é algo exclusivo da família Zveiter. Sérgio, Luiz, Flávio, sempre tem um Zveiter na presidência.

Geografia – A capital do Brasil é Brasília.. Por que a CBF é no Rio? Por que o tribunal é no Rio?

Parte da torcida do Fluminense – Comemorar a permanência na série A por conta de um erro do adversário é medíocre e ridículo. Só faltou o Álvaro Barcellos estourar novo champanhe.

É muita vergonha. Muita palhaçada. O jeito é ouvir o Raul Seixas. E alugar o futebol brasileiro. Bolivianos, sempre tão ironizados e vítimas de preconceito, fariam melhor.

 

 

Aluga-se
Raul Seixas

A solução pro nosso povo eu vou dar
Negócio bom assim ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui é só vir pegar
A solução é alugar o Brasil!

Nós não vamos pagar nada
Nós não vamos pagar nada
É tudo free,
Tá na hora agora é free,
vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar

Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico, tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar deles paga o nosso mingau

Nós não vamos pagar nada
Nós não vamos pagar nada
É tudo Free,
Tá na hora agora é Free,
vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar

Nós não vamos pagar nada
Nós não vamos pagar nada
Agora é free
Tá na hora agora é free,
vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar

Link: http://www.vagalume.com.br/raul-seixas/aluga-se.html#ixzz2oijMqBzp

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.