Topo

Menon

Cruzeiro, Timão e São Paulo dominaram os estádios em 2013

Menon

20/02/2014 15h14

Cruzeiro, São Paulo e Corinthians foram os recordistas de público (quando mandantes) do Brasil, em 2013, segundo estudo da Pluri Consultoria, que analisou a média e o público total de 40 clubes brasileiros no ano passado, em todo os campeonatos disputados.

A melhor média de público é do Cruzeiro, com 26.830 torcedores. A torcida compareceu em massa para apoiar o time na luta pelo título do Brasileiro. O Corinthians, sem títulos e em um ano ruim, foi, assim mesmo, muito incentivado pela Fiel, com média de 24742 pagantes. Com certeza, seria mais, se o estádio utilizado fosse maior que o Pacaembu. Amigos pediram que eu me lembrasse que o Corinthians foi prejudicado por ter de fazer seis jogos fora do Pacaembu. Culpa da torcida.

Se a torcida do Cruzeiro apoiou o time em busca de título, a do São Paulo foi ao Morumbi para jogar junto e impedir a queda. A média foi de 24413 pessoas. O São Paulo se valeu também da acertada política de preços baixos e foi o clube com maior público total: 940391 pessoas. O Corinthians foi segundo, com 890720 e o Cruzeiro, terceiro, com 778068 pessoas.

pluri

O apoio da torcida vale quanto? É maior em estádios maiores ou os gritos fazem mais efeito em estádio pequeno? O Atlético-MG, com certeza, teria média maior que os 21045 torcedores que foram ao Independência na luta pela Libertadores, se tivesse optado pelo Mineirão. Valeria a pena ou o sétimo lugar está bom.

Santa Cruz e Palmeiras são exemplos do óbvio: torneios sem muita vibração não atraem tanto a torcida. O título do Palmeiras na Série B, fácil e sem sobressaltos, atraiu 14470 pessoas em média, apenas o 11º lugar. O Santa Cruz, campeão da Série C, cheio de emoção e com mata-mata em grande quantidade, chegou ao quarto lugar geral, com média de 22384 pessoas.

O estudo comprova também a força do Remo, oitavo lugar na média, jogando apenas o campeonato paraense, foi ficou fora até da Série D.

As torcidas de Santos e Botafogo deveram muito. Ficaram em 21º (10211 de média) e 23º (9723 de média) pouco acima do São Bernardo, 25°, com 9159 pagantes em média. Enfim, um time do ABC, com força popular

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.