Topo

Menon

"Bugrinos" homenageia a linda história do Guarani

Menon

28/02/2014 19h58

posterbugreO prolongado mau momento do Guarani – o clube sofreu nove rebaixamentos nos últimos 12 anos – será esquecido por algum tempo, a partir de 27 de março. É quando será lançado "Bugrinos", longa metragem de 1h45min, dirigido por Samir Chieda, de 33 anos.

Torcedor do clube, é lógico, Cheida tem na primeira memória futebolística, uma tristeza. "Tinha sete anos e sofri muito quando o Viola fez aquele gol para o Corinthians e acabou com nossa esperança de ser campeão."

O filme, quem já viu, é emocionante. Tem depoimento de Dorival, grande destaque do time de 1950, campeão da segunda divisão. Tem Neto, declarando seu amor ao Gurarani, tem Amoroso, Carlos Alberto Silva e, principalmente João Paulo.

O grande ponta-esquerda do time de 86, assistiu, em um bar, junto com torcedores o vídeo da final do campeonato brasileiro, que o São Paulo ganhou nos pênaltis.

Cheida, que nunca faria um filme sobre a Ponte Preta, tem, com próximo projeto, a história do Derby, como é chamado o encontro entre Guarani e Ponte.  Mas o que ele gostaria mesmo era registrar o renascimento do Guarani. "É uma tristeza imensa ver um time com essa história, campeão brasileiro estar vivendo esse ocaso. Parou no tempo e sofreu muito com administrações amadoras. O Guarani tem uma dívida de Flamengo e uma arrecadação de Guarani"

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.